Flona de Brasília comemora dez anos com inauguração de viveiro de plantas do cerrado

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 09/06/2009
A Floresta Nacional (Flona) de Brasília completa dez anos neste 10 de junho. Desde a semana passada, a Flona realiza atividades para comemorar a data. Nesta quarta, além do bolo e dos parabéns pra você que será executado por banda de música, a direção da unidade inaugura o viveiro de plantas do cerrado e promove passeios pelas trilhas Quero-Quero, Senso-perceptiva e do Trenzinho e exposições de fauna e flora da região e de obras de arte infantis.

Bastante usada pelos ciclistas, as trilhas, criadas para a prática do esporte, são usadas diariamente não só por pessoas que querem realizar caminhadas em contato com a natureza, mas também por desportistas famosos do Distrito Federal. Na semana passada, quando as unidades do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comemoraram a Semana do Meio Ambiente, a equipe da Flona de Brasília inaugurou a trilha Joaquim Cruz.

Com 2,5 km, a trilha é uma homenagem ao atleta que antes de conquistar o sucesso usava diariamente o espaço da floresta para treinar. Além dele, a área é usada também por Marisete Moreira, que recentemente ganhou a maratona de São Paulo, e por Marilson Gomes dos Santos, primeiro atleta sul-americano a vencer a Maratona de Nova York em 2006 e em 2008 e que ganhou também por duas vezes a Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

Todo mês, durante o período de lua cheia, o grupo de ciclistas Pedal Noturno vai à floresta nacional para praticar o esporte durante à noite, mesmo que esteja chovendo. Este ano, o passeio noturno de bicicleta foi incorporado aos programas de lazer da unidade e agora se tornou uma atividade sustentada pela equipe da Flona.

HISTÓRIA - A Flona de Brasília foi criada em 10 de junho de 1999 para assegurar a preservação de mananciais e do Parque Nacional (Parna) de Brasília. Fica nas proximidades da Barragem do Descoberto, cuja cobertura florestal formada por espécies predominantemente nativas protege as várias nascentes, os córregos e rios que nascem ou correm por dentro da unidade, garantindo o abastecimento d`água de 65% da população do Distrito Federal.

De acordo com o decreto de criação, a Flona de Brasília tem como um dos principais objetivos o de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e está aberta à pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas, conforme define a Lei no 9.985/2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Atualmente, além de ser bastante procurada por quem busca áreas preservadas para praticar esportes, a unidade recebe pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e outras instituições para realização de pesquisas científicas. É possível visualizar animais típicos do cerrado, como lobo guará, veado, tatu, tamanduá, capivara e uma imensa quantidade de aves. Embora esteja cercada por uma plantação imensa de eucaliptos e pinus, espécies exóticas trazidas pela empresa Proflora na época da construção de Brasília, a vegetação típica vem sendo recuperada.

Dos locais em que os eucaliptos e pinus foram retirados, o cerrado floresce com força. Segundo a sub-substituta da unidade, Míriam Honorata da Cruz Ferreira, a Companhia de Água e Esgoto de Brasília (Caesb) plantou, de 2008 até hoje, 70 mil mudas de árvores típicas do cerrado.

A floresta tem 9.346 hectares divididos em quatro áreas: duas localizadas na Região Administrativa de Taguatinga e duas na Região Administrativa de Brazlândia. Contudo, a floresta nacional somente será efetivamente instituída com a doação, pelo Governo do Distrito Federal à União, dos imóveis que a compõem. A área 2 hectares possui a superfície aproximada de 935 hectares e está localizada no imóvel Brejo, ou Torto. Desmembrada do município de Planaltina, Estado de Goiás, e incorporada ao território do Distrito Federal, entre a DF-001 e os córregos Cana do Reino, Cabeceira do Valo e Poço D´Água, a Flona está integrada à Bacia do Lago Paranoá.

Confira a seguir o calendário de atividades, que são abertas ao público.

PROGRAMAÇÃO 10 ANOS DA FLONA DE BRASÍLIA
Local: Sede da Floresta Nacional de Brasília

Dia 5 de junho de 2009 –Sexta - feira - Dia do Meio Ambiente

de 8:30 - 11:30 h:
- Descerramento da Fita Inaugural e Abertura da Eco-trilha "Quero-quero"
- Exposição da fauna e flora
- Blitz Ecológica

de 19:00 - 23:00 h:
- Passeio à luz do luar
- "Luau na floresta"

Dia 6 de junho - Sábado - "Passeio da Lua Cheia"

de 19:00 - 21:00 h:
- Passeio de bicicleta (10 km), à pé (2,5 km) ou a cavalo.

Dia 8 de junho - Segunda -feira

de 13:30- 16:00 h:
- Educação Ambiental para crianças
- Passeio de trenzinho, exposição de fauna e flora, oficina de pintura

Dia 9 de junho - Terça -feira

de 8:30- 11:30 h:
- Limpeza na Área III, em Brazlândia.

Dia 10 de junho - Quarta - feira - 10o Aniversário da FLONA

de 8:30- 10:00 h:
- Passeios pelas Trilhas Quero-quero, Senso-perceptiva e Trilha do Trenzinho.
- Exposição da fauna e flora e de obras-de - arte infantis

10:00 h:
- Inauguração do Viveiro
- Cerimônia do Aniversário, com Banda de Música e bolo.

Dia 13 de junho - Sábado

de 8:00- 12:00 h:
- Limpeza no córrego dos Currais

Dia 14 de junho - Domingo

de 9:00 - 12:00h:
- II 50 Km de Mountain Bike
- A atividade partirá do Tagua Park - Pistão Norte - Taguatinga

A FLONA É NOSSA! USE-A PARA SEUS PASSEIOS E CAMINHADAS.

UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.