Flona de Brasília inaugura viveiros de plantas do Cerrado

MMA - www.mma.gov.br - 16/06/2009
Como parte das comemorações dos dez anos de criação da Floresta Nacional (Flona) de Brasília, completados no dia 10 de junho, a direção da unidade inaugura amanhã o viveiro de plantas do cerrado e promove passeios pelas trilhas Quero-Quero, Senso-perceptiva e do Trenzinho e exposições de fauna e flora da região e de obras de arte infantis.

Bastante usada pelos ciclistas, as trilhas, criadas para a prática do esporte, são usadas diariamente não só por pessoas que querem realizar caminhadas em contato com a natureza, mas também por desportistas famosos do Distrito Federal.

A Flona de Brasília foi criada em 10 de junho de 1999 para assegurar a preservação de mananciais e do Parque Nacional (Parna) de Brasília. Fica nas proximidades da Barragem do Descoberto, cuja cobertura florestal formada por espécies predominantemente nativas protege as várias nascentes, os córregos e rios que nascem ou correm por dentro da unidade, garantindo o abastecimento d'água de 65% da população do Distrito Federal.

De acordo com o decreto de criação, a Flona de Brasília tem como um dos principais objetivos o de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e está aberta à pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas, conforme define a Lei no 9.985/2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Atualmente, além de ser bastante procurada por quem busca áreas preservadas para praticar esportes, a unidade recebe pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e outras instituições para realização de pesquisas científicas. É possível visualizar animais típicos do cerrado, como lobo guará, veado, tatu, tamanduá, capivara e uma imensa quantidade de aves. Embora esteja cercada por uma plantação imensa de eucaliptos e pinus, espécies exóticas trazidas pela empresa Proflora na época da construção de Brasília, a vegetação típica vem sendo recuperada.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.