Flona de Caxiuanã promove curso sobre plantio de leguminosas

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 28/05/2009
A Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã, no Pará, realizou curso de capacitação em "Plantio de leguminosas para adubação e controle do mato" e em "Organização social e alternativas de geração de renda".

O curso, que ocorreu entre 17 e 20 de maio, teve a participação de 60 pessoas, das quais 22 manifestaram grande interesse pela técnica abordada na primeira parte do curso e se dispuseram a serem os "pioneiros", recebendo doação de 10 kg de sementes de feijão guandu cada um, mediante o compromisso de experimentar a técnica em seus roçados ainda este semestre, realizar o monitoramento dos resultados e multiplicar as sementes recebidas para os demais agricultores interessados em suas comunidades.

Das quatro associações de agroextrativistas participantes do curso, duas foram formalizadas em 2007 e duas estão concluindo esse processo, ou seja, todas em processo inicial de formação e com fortes demandas por capacitação, que a segunda parte do curso visou atender.

A organização do curso foi feita pela equipe de analistas da Flona Caxiuanã (Carlos Braga, Erika Ikemoto, Jorge Gomes, Lilian Miranda) e pelo engenheiro agrônomo convidado Acácio Moreira, em continuidade ao processo de capacitação em sistemas agroflorestais. A equipe de analistas vem atuando desde 2003, como parte das ações de fortalecimento comunitário, previstas em seu Plano de Trabalho do biênio de 2008/2009.

As sementes de leguminosas foram adquiridas gratuitamente graças à colaboração da Superintendência Federal de Agricultura (PA), dentro do programa "Bancos Comunitários de Sementes de Adubação Verde".
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caxiuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.