Flona de Ipanema sedia curso de Ecologia de Sistemas Agroflorestais

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 03/11/2009
Vinte e quatro alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciaram na terça-feira (3), na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó (SP), o curso Ecologia de Sistemas Agroflorestais.

Durante cinco dias, os alunos, sob a coordenação da pela professora Fátima Piña, estudarão a produtividade de biomassa em diferentes sistemas florestais. Desse estudo, cujos resultados serão conhecidos em dezembro, sairão indicadores para a implantação de sistemas agroflorestais na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Ipanema que permitam o fluxo da fauna e da flora.

"Estaremos investigando", explica a professora e engenheira florestal Fátima Piña, "um conjunto de indicadores que vão mensurar a parte ecológica dos plantios de eucalipto, do aArboreto Pau-brasil com pau-brasil, jequitibá rosa e ipê amarelo e do projeto de pinus".

Segundo ela, o curso pode ser considerado o marco zero para o monitoramento de sistemas agroflorestais na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Ipanema. Os resultados servirão de indicadores e parâmetros para o futuro.

Florestas geram produtos madeireiros e não madeireiros, serviços como o turismo ecológico e a pesca e benefícios, como a conservação do solo, do clima e d'água. Cada sistema florestal, como os diferentes tipos de nativas ou plantadas de diversas espécies, pode apresentar vários benefícios.

A biomassa de cada planta - conjunto das folhas, flores, sementes, caules, troncos - pode produzir benefícios diferentes para a conservação. "Pretendemos com esse trabalho determinar como a biomassa de diferentes espécies, em diferentes plantios, está contribuindo para a conservação do solo, do clima com o sombreamento, umidade do solo, cobertura e agindo nos processos erosivos".

Flona de Ipanema/SP
Tel.: 15-3459-9220 / Cel.: 15-9706-9056
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.