Floresta de Carajás sedia curso de botânica tropical

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/01/2017
Alunos coletaram e classificaram espécies endêmicas da UC durante o trabalho de campo


Professores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), realizaram um curso de botânica tropical na Floresta Nacional de Carajás, unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio no estado do Pará.

As atividades, desenvolvidas entre os dias 11 e 15 de janeiro, contaram com o apoio do Instituto Chico Mendes, que já vem implementando em cooperação com essas instituições projetos de pesquisa relacionados à fauna e flora do ambiente de canga encontrado na unidade.

Durante o curso, 13 alunos - entre mestrandos e doutorandos do programa de pós-graduação em Ciências Biológicas da UFRA - participaram das práticas conduzidas pelos professores doutores Pedro Viana, Aluisio Júnior, Júlia Meirelles e Climbiê Hall. Os estudantes estiveram em contato com o ambiente de canga e floresta, realizando coletas, identificação e classificação de espécies vegetais, muitas delas endêmicas da Floresta Nacional de Carajás, isto é, com ocorrência apenas na área desta UC.

Caracterização da flora local

"Os dias de campo foram surpreendentes, pois as coletas apresentaram a rica diversidade de espécies endêmicas do ambiente de canga e da Floresta de Carajás, contribuindo para os estudos das dissertações e teses desenvolvidas pelos alunos da pós-graduação", destaca o professor Pedro Viana, responsável pelo curso.

A aluna de mestrado Amanda Reis, que desenvolve pesquisa de genética de populações com uma família vegetal que ocorre na UC, ressalta que os dados coletados são de extrema importância para seu trabalho, uma vez que "possibilitam caracterizar a distribuição das espécies e suas alterações gênicas dentro da unidade de conservação".

Além de proporcionar a caracterização da flora local através das pesquisas e levantamentos de campo, o curso produziu e apresentou dados que serão utilizados nos programas de conservação da flora de Carajás, desenvolvidos e apoiados pelo ICMBio e instituições parceiras.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8647-floresta-de-carajas-sedia-curso-de-botanica-tropical
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.