Floresta Nacional de Açu - RN terá plano de manejo

Ibama - 18/06/2002
O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis começou a definir nesta terça (17) o planejamento estratégico e a equipe técnica responsável pela elaboração do plano de manejo da Flona - Floresta Nacional de Açu.

É a primeira Flona do Rio Grande do Norte e a terceira da região Nordeste, criada a partir de um movimento da sociedade. A reunião prossegue até sábado na sede da Flona, em Açu, e é pautada pelo roteiro metodológico específico para esta categoria de unidade de conservação.

São 215 hectares de caatinga típica. O Comitê de Defesa da Floresta Nacional de Açu reivindicou a transformação da Estação Florestal de Experimentação em Flona, oficializada em julho/2001.

Com flora e fauna exuberantes, tornou-se refúgio de animais que migram à procura de alimentos encontrados em abundância. Merecem destaque as espécies de avifauna encontradas na Flona: nambu, asa branca, rolinha, galo de campina, canção e sabiá, assim como variados tipos de répteis: cobras e tejos, além dos mamíferos: peba, preá, veado campeiro e sagüi do nordeste.

O grupo discute a implantação de uma zona de produção florestal na Flona, sob manejo sustentável, associada a um programa de extensão florestal no entorno da unidade de conservação, que poderá mudar a forma de abastecimento do pólo cerâmico da região do vale do Açu.

Para apontar caminhos alternativos e subsidiar a construção coletiva do projeto será exibido o filme "Educação para a gestão ambiental participativa e desenvolvimento local sustentável da Flona Açu e das comunidades do entorno".

Serão apresentadas ainda várias metodologias bem sucedidas na Flona: o comitê em defesa da reserva florestal de Açu; a participação comunitária nesse processo; o projeto Piató e suas conquistas; a gestão coletiva do processo; o processo de construção da Agenda 21 local; os processos alternativos construídos além de documentos elaborados e sistematizados.

Para adequar o roteiro metodológico à realidade da Flona de Açu estão previstas visitas de campo às áreas da floresta, da Lagoa Piató e das comunidades do entorno. Também serão observadas a existência de atividades impactantes na Flona e na zona de amortecimento, com recomendações de manejo e de pesquisa.
(-Ibama-Brasília-DF-18/06/02)
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Açu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.