Floresta Nacional de Humaitá multa e apreende 85 quilos de pescado

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 23/07/2008
Em continuidade ao planejamento da UC e em atendimento a denúncias, equipe de fiscais da Floresta Nacional de Humaitá, no Amazonas, em parceria com a Polícia Ambiental do Estado, Ibama e apoio da Associação dos Moradores do Paraná do Buiuçu, realizaram neste segundo trimestre no Paraná do Buiuçu e no rio Madeira.

Durante a ação no Paraná do Buiuçu, a equipe constatou a presença de invasores moradores da sede do município de Humaitá, que estavam fechando a boca do igarapé e retirando o pescado em grande quantidade para comercialização.

A ação resultou em multas a dois infratores, advertência a 10 invasores, que terão que se explicar ao ICMBio e ao Ibama. Foram apreendidas 24 malhadeiras, três caixas de isopor e 85 kg de peixe. Na ocasião, também foi destruído o acampamento construído por pescadores ilegais para pernoite dentro da unidade de conservação. Os peixes foram doados para a Igreja Adventista do 7o Dia, com destino à Associação dos Moradores do Bairro Nova Esperança.

A ação seguinte foi realizada no rio Madeira e tinha como objetivo averiguar denúncias de prática ilegal de garimpo na Flona de Humaitá e entorno. Foram autuados e multados sete donos de balsa de garimpo que estavam em atividade na área.

A equipe aproveitou a oportunidade para esclarecer informações sobre as áreas fora dos limites da unidade e entorno liberadas para o desenvolvimento da atividade de garimpo no município de Humaitá.

Antes da ação, os analistas ambiental da unidade de conservação haviam realizado reuniões de orientação com o objetivo de conscientizar os moradores da unidade sobre os procedimentos legais para o desenvolvimento de atividades de subsistência no âmbito do Plano de Manejo a ser elaborado.

As atividades de fiscalização na unidade ocorridas entre os meses de maio e junho, foi realizada por equipe formada pelos policiais ambientais Aparecido Leal e Jandir de Souza, as analistas ambiental da Flona de Humaitá Wilzer Gonçalves e Keuris da Silva, pelo fiscal do Ibama Paulo Spínola e apoiada pelo presidente da Associação dos Moradores do Paraná do Buiuçu Romildo de Azevedo.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Humaitá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.