Floresta Nacional de Tefé inaugura trilha interpretativa

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 07/07/2016
Iniciativa faz parte das ações de incremento do ecoturismo na UC do Amazonas. Atividade gera trabalho e renda para as comunidades locais


A Floresta Nacional (Flona) de Tefé, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Amazonas, acaba de inaugurar trilha interpretativa. A ideia é estimular as atividades de ecoturismo na região, criando novas opções de renda para as comunidades locais.

A trilha foi aberta, oficialmente, no encerramento do curso de condutor de turismo em unidades de conservação (UC), promovido na Flona pelo Pronatec-Extrativista e ministrado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O curso teve a participação de alunos das comunidades de Bom Jesus, Vila Sião, São Francisco do Bauana, São Francisco do Arraia, Bacuri, Ipapucu e Tauary, todas no interior e entorno da Flona.

Foram 200 horas de aulas práticas e teóricas, divididas em cinco módulos de 40 horas por mês, de forma a se adequar às necessidades dos alunos. O último módulo teve como objetivo a implementação da trilha.

Durante as aulas práticas, os alunos prepararam as vias de acesso da trilha, com a construção de escadas e pontes, além da sinalização com placas indicando o caminho e outras identificando algumas espécies da flora local.

No evento de inauguração, estiveram presentes, além de alunos e professores, representantes do ICMBio, da Associação de Produtores Agroextrativistas da Flona de Tefé e Entorno (Apafe), do Cetam, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Sebrae e Secretaria Municipal de Turismo de Tefé.

O maior desafio agora é divulgar a trilha e seus roteiros. O grupo de ribeirinhos, que trabalha com condução de visitantes, já recebeu os primeiros turistas após a abertura do novo atrativo e está animado com as possibilidades de aumento da visitação na Flona.

Serviço:

Interessados em conhecer a Flona de Tefé e suas belezas naturais, incluindo a trilha, podem entrar em contato pelos telefones (92) 9-9157-3925, (92) 9-9241-8477 ou (92) 3343-6695 (ICMBio-Tefé).



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8009-floresta-nacional-de-tefe-inaugura-trilha-interpretativa
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tefé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.