Floresta Nacional do Bom Futuro sem gado

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 19/10/2010
No último dia 9 foi concluído o processo de retirada dos rebanhos bovinos do interior da Floresta Nacional do Bom Futuro, localizada no município de Porto Velho. Eram cerca de 2 mil bovinos administrados por 14 invasores que ainda praticavam a pecuária dentro dos limites da UC.

Segundo o chefe-substituto da Flona, Wilhan Rocha Cândido Assunção, a iniciativa é mais um marco no processo de consolidação da retomada da gestão da área pelo ICMBio e na credibilidade das ações do poder público.

Com a retirada dos rebanhos as ações de fiscalização se tornarão mais efetivas, pois qualquer novo rebanho que for introduzido na área será facilmente detectado e apreendido de imediato. Outro fator importante: a teoria de que com a retirada dos rebanhos de dentro da Flona os invasores tenderiam a desocupar a área foi confirmada com sobrevoo realizado na semana passada, dia 13. Não foram detectados rebanhos dentro da unidade e alguns pontos antes ocupados por pecuaristas já apresentavam indícios de abandono com algumas residências sendo desmontadas.

A intensificação das ações de fiscalização em conjunto com cursos e palestras sobre educação ambiental junto à comunidade - promovidos pelo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - mostraram-se essenciais. O principal indicativo do sucesso dessas ações foi que não houve a necessidade de fazer autuações ou apreensões de rebanhos. Após reunião entre a equipe de gestão da unidade e os invasores que ainda residiam dentro da UC, ocasião na qual foi reiterada a necessidade de cumprir as notificações expedidas no início da Operação Terra Nova, em maio de 2009, os invasores iniciaram as retiradas.

Em paralelo à ação de retirada do rebanho, está sendo elaborado o Termo de Ajustamento de Conduta entre o estado de Rondônia, o ICMBio, o Ministério Público Federal e invasores da Flona com o objetivo de assegurar a remoção desses do interior da unidade de conservação no prazo máximo de um ano. Ao final do período toda a área da Floresta Nacional do Bom Futuro deverá estar desocupada, consolidando a retomada da gestão da área pelo ICMBio.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/floresta-nacional-do-bom-futuro-sem-gado
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.