Florestas do Amapá são tema de mesa-redonda

CI-Brasil - www.conservacao.org - 27/04/2010
O Amapá possui duas unidades de conservação de categoria "Floresta" em seu território: a Floresta Nacional do Amapá (Flona) e a Floresta Estadual do Amapá (Flota). Juntas ocupam quase 20% da área total do estado. Discutir o planejamento e o uso sustentável dessas unidades é de grande importância para o Amapá. Esse é o tema da mesa redonda "Florestas do Amapá - Pensando o Desenvolvimento Sustentável do Amapá" que acontece nos dias 27 e 28, no Centro Cultural Franco Amapaense, em Macapá (AP). O evento é promovido pela Conservação Internacional (CI- Brasil), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Walmart, por meio do Programa de Apoio à Implementação da Flona do Amapá.

Durante dois dias, autoridades, especialistas, gestores e técnicos envolvidos na implantação de Florestas, no Amapá e outras regiões do Brasil, estarão participando de debates. "O mais importante para a CI-Brasil é a oportunidade de promover um debate junto à sociedade do Amapá em relação ao ordenamento territorial do estado, além de divulgar as ações desenvolvidas no planejamento e gestão da Flona e da Flota do Amapá" explica Cesar Haag, coordenador de socioeconomia do Programa Amazônia da Conservação Internacional.

No evento, estarão presentes também 20 moradores e conselheiros da Floresta Nacional do Amapá. "É uma oportunidade única para que os moradores tenham conhecimento do que está sendo feito. Eles cobram os 20 anos que a unidade existe, mas agora poderão entender melhor todos os procedimentos necessários e o tempo que isso envolve", explica Suely Santos, chefa-substituta da Flona do Amapá.

Para o Instituto Walmart, é importante discutir o desenvolvimento de cada unidade de conservação. "A mesa será um momento de entendimento das diversas questões que compõem um processo de desenvolvimento compatível com a existência de unidades de conservação. O estado do Amapá, que abriga uma grande parte das unidades de conservação do país, merece receber essa reflexão sobre suas florestas", conclui Adriana Franco, gerente do Programa de Desenvolvimento Local Integrado do Instituto Walmart.

Base de apoio a Gestão da Flona do Amapá - No dia 26 de abril, aconteceu a inauguração oficial da base de pesquisa da Floresta. O local funcionará como sede para as atividades de gestão da Flona assim como espaço para o desenvolvimento de pesquisas na região.

Programa de Apoio a Implementação da Flona do Amapá - Desde 2008, o programa vem desenvolvendo uma série de atividades voltadas para a implantação efetiva da Flona, como oficinas de capacitação do Conselho Gestor para qualificar seus membrosno planejamento do Plano de Manejo da UC.Esse plano, que está em elaboração, é o documento que irá reger as atividades a serem desenvolvidas no local e orientar sua gestão nos próximos anos. O projeto de parceria prevê ainda o desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis por meio do incentivo à organização produtiva do uso múltiplo dos recursos naturais, buscando preços justos e mercados solidários aos produtos florestais extrativistas não madeireiros.

FLONA DO AMAPÁ - A Floresta Nacional do Amapá tem uma área de 412 mil hectares de floresta tropical e é a quinta maior unidade de conservação do Amapá. Ocupa um importante espaço dentro dos quase 11 milhões de hectares do Corredor da Biodiversidade do Amapá, um ambicioso projeto de conservação do governo do estado que prevê a integração do manejo de UCs e Terras Indígenas que faz parte do Escudo das Guianas, o maior conjunto de áreas protegidas de florestas tropicais do mundo.

A Floresta densa de terra firme é a vegetação mais predominante, com uma parcela significativa de florestas de várzea. Nos levantamentos realizados, verificou-se que em seus rios existe uma grande diversidade de peixes e crustáceos. Foram registradas no local um alto número de espécies de anfíbios, lagartos, jacarés, quelônios e serpentes, indicando que a UC possui uma das mais altas diversidades registradas na Amazônia brasileira.

FLOTA DO AMAPÁ - A Floresta Estadual do Amapá foi criada em julho de 2006 e possui área total de 2.369.400 ha. Antes da criação, su a área pertencia à União, que repassou ao estado do Amapá para que este destinasse a área para produção e desenvolvimento econômico sustentável. Para tal, foram desenvolvidos estudos que apontaram áreas de vocação para a produção madeireira e áreas de relevante interesse para a conservação da natureza.

A Flota do Amapá ainda precisa ser efetivamente implementada. Ações que contribuirão para esse fim incluem levantamentos biológicos e socioeconômicos, realização de oficinas de planejamento participativo que subsidiem a elaboração do Plano de Manejo da unidade, além da formação de seu Conselho Gestor. Atualmente a Floresta Estadual do Amapá é a única Unidade de Conservação do estado dentro Plano Anual de Outorga Florestal do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

http://www.conservacao.org/noticias/noticia.php?id=451
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Amapá
  • UC Amapá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.