Fogo atinge a Reserva Biológica de Sooretama

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/12/2015
Pelo menos 800 hectares da UC capixaba já foram afetados

Brasília (22/12/2015) - Um incêndio florestal atinge, desde o fim de semana, a Reserva Biológica (Rebio) de Sooretama, no Espirito Santo. Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), bombeiros militares e brigadistas de empresas parceiras atuam no combate às chamas. Eles são apoiados por dois helicópteros.

O fogo foi detectado no fim de semana. Até a manhã desta terça-feira (22), as chamas avançavam rapidamente pela floresta desfolhada pela seca e com abundância de serrapilheira (acúmulo de matéria orgânica no solo). Técnicos da unidade estimam que a área queimada já passa dos 800 hectares. A reserva tem, ao todo, 24 mil hectares.

Segundo o analista ambiental Valdir Martins dos Santos, do ICMBio, o incêndio começou no sábado (19) de manhã, na área de floresta no centro da Rebio. "Devido ao local em que o fogo se iniciou a única alternativa encontrada pelos gestores da reserva foi buscar o apoio do Corpo de Bombeiros", contou ele.

Imediatamente, disse o analista, o comando da corporação em Linhares (ES) deslocou uma equipe para avaliar a situação no local. Após analise com técnicos do ICMBio, os bombeiros decidiram solicitar a presença de helicóptero da Policia Militar.

Com a chegada da aeronave, foi realizado o reconhecimento aéreo do local atingido pelo fogo. Após nova avaliação, de bombeiros, tripulação do helicóptero, gestores da unidade e brigadistas da Vale/Prossegur, foi solicitada a participação de um segundo helicóptero para dar apoio à equipe em terra.

Nesta terça, pelo menos 50 homens do Corpo de Bombeiros continuavam trabalhando no interior da reserva, juntamente com servidores do ICMBio e brigadistas particulares. Os ventos fortes e a falta de chuvas contribuem para a propagação das chamas.

Além do fogo na unidade de conservação, vários incêndios estão ocorrendo em fragmentos particulares de Floresta Atlântica no norte do Espírito Santo, informou Martins. Ele disse ainda que a unidade enfrenta o pior momento desde sua criação em decorrência da prolongada estiagem que assola a região centro leste e norte do estado desde o inicio deste ano.

"A baixa precipitação na região e o aumento das captações de água para agricultura irrigada resultaram na exaustão dos corpos hídricos e muitos municípios encontram-se em situação de emergência sem dispor de água nem para o abastecimento publico", relatou Martins.

Ainda segundo ele, inúmeros córregos que abastecem a unidade de conservação não recebem água há mais de sete meses, expondo a fauna a caçadores que insistem em entrar na reserva. "A presença destes infratores já provocou um incêndio na unidade em 1998 que destruiu mais de 2.000 hectares de mata nativa", lembrou Martins.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sooretama
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.