Fogo atinge parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra

G1 - http://g1.globo.com/ - 01/10/2016
Mais de 50 brigadistas combatem chamas com apoio de aeronaves.
Portarias de acesso estão fechadas por segurança, segundo chefe local.


Mais de 50 brigadistas e voluntários combatem um incêndio que atinge o Parque Nacional da Serra da Canastra há três dias. O chefe do parque, Fernando Tizianel, disse neste sábado (1o) que não há informações da área devastada pelas chamas.

O fogo começou do lado de fora do parque e agora está concentrado na parte alta da região. Por questões de segurança, três portarias que dão acesso aos pontos de visitação estão fechadas. Apenas a portaria IV, que dá acesso a cachoeira Casca D'Anata, está aberta. Fernando destacou ainda que o fogo está próximo às estradas rurais no Chapadão da Canastra.

Por conta do vento houve uma propagação rápida das chamas. Aeronaves do tipo air tractor e um helicóptero cedido pelo Estado auxiliam no combate lançando água ao solo. Os brigadistas e voluntários do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio) usam abafadores.

O último incêndio registrado no Parque Nacional da Serra da Canastra devastou mais de 12 mil hectares de área. Sempre que o fogo atinge a região uma série de espécies da flora e fauna são ameaçadas, como destacam os analistas ambientais. O combate continuará durante todo o dia. "A nossa expectativa quanto a chuva é grande. Esperamos que no fim desta tarde chova para ajudar no combate, o fogo está sem controle por conta do vento", destacou Tizianel.



http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/10/fogo-atinge-parte-alta-do-parque-nacional-da-serra-da-canastra.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.