Fogo é contido na Serra da Canastra

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/09/2015
Na Chapada dos Guimarães, combate às chamas continua


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio dos gestores do Parque Nacional da Serra da Canastra, brigadistas e parceiros, conseguiu extinguir na tarde de segunda-feira (7) o incêndio que começou na semana passada na área protegida.

A ocorrência de focos em áreas de turfa (material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente, em regiões pantanosas e também sob montanhas) dificultou os trabalhos. O incêndio foi reiniciado por duas vezes na vegetação, a partir do fogo de turfeiras.

Os gestores contaram com apoio de helicóptero da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, operado pelo Batalhão de Rádio Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais, graças a termo de cooperação assinado entre ICMBio e o Governo de Minas, e parceria do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais em Minas.

Chapada dos Guimarães

Já no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, brigadistas do ICMBio e bombeiros militares continuam no trabalho de combate ao incêndio que começou quarta-feira (2), do lado de fora, e no dia seguinte entrou na área da unidade de conservação.

O combate conta com apoio do Corpo de Bombeiros, da Companhia Independente de Operações Aéreas do Governo do Mato Grosso (CIOPAer), além de agentes do Ibama e brigadistas do ICMBio. As equipes usam um helicóptero do Ibama e um avião air tractor dos bombeiros, que está lançando água sobre a vegetação em chamas.

Ao todo foram mobilizadas cem pessoas, sendo 50 do ICMBio - dez na logística e 40 em campo - 25 do Ibama e mais 25 do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso. "Não há que se falar ainda em total de área queimada porque estamos em campo e só teremos um número quando o fogo cessar", explica a chefe do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Cíntia Brazão.

O fogo começou fora da unidade de conservação e passou a ser combatido quando atingiu a Montaria Quebra Gamela. Um segundo foco surgiu na região noroeste do parque em virtude da mudança no sentido do vento.

"Isso levou à queima de uma plantação de eucalipto em uma fazenda próxima aos limites do parque", disse Cíntia Brazão, ao agradecer o apoio que está recebendo dos parceiros, "nesse trabalho que é árduo e exige fisicamente muito de cada um em campo".



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6979-fogo-e-contido-na-serra-da-canastra.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.