Fogo já consumiu 26% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

G1 - http://g1.globo.com/ - 26/10/2017
Grupo de veterinários de Minas Gerais tenta resgatar bichos que sobreviveram.



O fogo já consumiu 26% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
O esforço é para alcançar o ninho de um pássaro. "Está vazio, mas é muito comum a gente encontrar filhotes ou ovos ou muitas vezes também animais queimados", disse a veterinária Carla Sássi.
A missão de um grupo de veterinários voluntários de Minas Gerais é resgatar bichos que sobreviveram. "Qualquer lugar pode ter uma vida precisando de ajuda. Qualquer lugar, qualquer buraco, qualquer barranco", afirmou a veterinária Amélia Margarida de Oliveira.
Parte da reserva de cerrado foi arrasada pelo fogo. A área incendiada atingiu 65 mil hectares, exatamente o tamanho anterior do parque que, em junho de 2017, foi ampliado para 240 mil hectares.
Quando o fogo passou por lá, muitos animais morreram, outros ficaram feridos. Os que conseguiram fugir começam agora uma longa jornada em busca de alimentos. Até que volte a chover e toda a vegetação se recupere, os animais vão viver o período da "fome cinzenta" e esse nome não é por acaso.
"Não tem fonte nenhuma de água aqui no momento e muito menos de alimentação, então eles vão migrar para outro lugar. Até mesmo para cidade", explicou o veterinário Dreison Ferreira Guimarães.

Uma arara foi encontrada pelos brigadistas. Está com parte das asas chamuscada. Agora recebe cuidado. "Essa aqui é uma sobrevivente, uma arara de muita sorte", declarou um veterinário.



http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/10/fogo-ja-consumiu-26-do-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.