Fogo queima 70% da Floresta Nacional de Brasília

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 09/09/2011
O incêndio florestal que atinge, desde a madrugada de quinta (8), a Floresta Nacional (Flona) de Brasília continuava se alastrando em várias frentes no início da tarde desta sexta (9) e já destruía cerca de 70% dos 9,3 mil hectares da unidade.

A floresta é uma das principais unidades de conservação do DF. Além de preservar fauna e flora do cerrado, abriga cursos d´água que formam a bacia do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de mais da metade da população brasiliense.

Há a suspeita de que o incêndio, que começou no interior da unidade, tenha sido criminoso.

Nesta manhã, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ampliou o número de brigadistas. Eles têm o apoio de cerca de 200 homens do Corpo de Bombeiros e da Aeronáutica e de voluntários. Participam ainda 15 viaturas e um helicóptero.

O sol forte, a baixa umidade e o forte vento contribuem para que as chamas se espalhem mais rapidamente. Redemoinhos de fogo são vistos na região, segundo servidores da floresta nacional. A fumaça também pode ser avistada de longe.

A maior preocupação das brigadas anti-incêndio neste momento é evitar que o fogo atinja o Parque Nacional de Brasília, que fica em área contígua à floresta. No ano passado, um incêndio devastou mais de 60% do parque.

A queimada na Flona de Brasília se soma a outros cerca de 150 focos de incêndio no DF. Duas outras unidades de conservação locais também sofrem com as chamas. Não chove na cidade há mais de cem dias. O clima seco registra umidade do ar em torno de 10% nos horários mais críticos. O índice é de deserto.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1778-fogo-queima-70-da-floresta-nacional-de-brasilia
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.