Força-tarefa é criada para reduzir o desmatamento no oeste do Pará

Agência Pará - 03/09/2012
Os governos federal e estadual unem forças em uma grande operação de fiscalização no oeste do Pará para combater o desmatamento na região. A ação, coordenada pelo Programa Municípios Verdes, já conseguiu apreender equipamentos e multar os responsáveis por diversos focos de incêndio. Além disso, várias áreas embargadas e trabalhadores que estavam em condições degradantes foram libertados. Nas próximas semanas, novas medidas de repressão serão anunciadas.

A ação objetiva reduzir o desmatamento na região, que, segundo boletim do Programa Municípios Verdes - tendo como base leituras feitas pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) por meio do Sistema de Alerta ao Desmatamento -, avançou em julho deste ano. No Pará, os focos estão concentrados em áreas federais (unidades de conservação e assentamentos). Nas áreas privadas e estaduais, o desmatamento segue em baixa.

Segundo o boletim, o súbito aumento do desmatamento no oeste do Pará deve-se a atividades que têm como característica o avanço sobre áreas públicas para formação de novas fazendas nas regiões de fronteira da expansão econômica. Percebe-se também que o rastro do desmatamento segue próximo à rodovia BR-163, que atravessa áreas de unidade de conservação e assentamentos.

A rodovia está sendo asfaltada, o que pode facilitar o acesso de novas áreas para desmatamento. As equipes de campo apontam como principal fator do crescimento do desmatamento a expectativa de redução das unidades de conservação, criadas a partir da discussão em torno dos limites da Floresta Nacional (Flona) Jamanxim, área que, juntamente com a Flona Altamira, foi uma das mais desmatadas em julho deste ano.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=106719
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Altamira
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.