Frio vira atração no Parque Nacional Aparatos da Serra, no RS

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 06/06/2008
Frio de deixar cachorro manco. Assim pode ser traduzida a expressão falada por gaúchos, para o frio que eles intitulam de "renguear cusco". Junto com o frio, os turistas, que já somam cinco mil só este ano no Parque Nacional Aparatos da Serra, em comparação aos primeiros cinco meses de 2007, não param de chegar.

O chefe do Parque Nacional dos Aparados da Serra e da Serra Geral, Deonir Zimmermann, comemora o fluxo de turistas, mas alerta para o perigo que as geadas trazem, por queimarem os campos, o que pode gerar incêndios. "Até agora foram registrados 22.686 visitantes nos parques e, apesar de gostar do frio, temos intensificado os cuidados para evitar incêndios", esclarece Zimmermann.

Os amantes do frio chegam curiosos por conhecer os cânions, cascatas e percorrer trilhas em meio a uma natureza de tirar o fôlego. Pesquisadores sazonais se aventuram e que enfrentam a água fria dos rios, para realizarem suas pesquisas.

A beleza do parque já foi cenário da filmagem, em 2003, da série A Casa das Sete Mulheres, produção da rede Globo. Na época os parques registraram fluxo de 27.870 turistas. "Os turistas se animam com a possibilidade de ver geada ou neve", explica o chefe, referindo-se às camadas brancas que cobrem os campos de cima da serra.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral (PARNA)
  • UC Aparados da Serra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.