Funai e ICMBio acertam parceria no Rio Negro (AM)

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 21/09/2011
Durante visita a São Gabriel da Cachoeira (AM), de 14 a 20 de setembro, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, articulou parcerias com diversas instituições a fim de garantir os direitos dos povos indígenas ligados à Coordenação Regional do Rio Negro/Funai.

Uma dessas parcerias será formalizada com o escritório local do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelas áreas de proteção ambiental da região, muitas em sobreposição a terras indígenas, onde vivem povos de 13 etnias. Uma delas é o Parque Nacional do Pico da Neblina, que está dentro da Terra Indígena Yanomami.

O chefe da unidade local do ICMBio, Flávio Bocarde, e o Coordenador Regional da Funai, Cheine Araújo, com o aval do presidente Meira, acertaram a utilização, pelo ICMBio, das estruturas da Funai existentes nessas áreas, em regime de cooperação, a fim de somar forças e promover ações conjuntas de proteção territorial. Meira compreende como "natural essa parceria entre as duas instituições do governo federal que defendem terras da União".

Ficaram acertadas ainda ações de esclarecimento à população sobre como se dá essa sobreposição de áreas de conservação com terras indígenas e os direitos e obrigações que elas impõem para o seu uso. "O desafio é compatibilizar as legislações dos Parques Nacionais, das Unidades de Conservação à legislação indigenista, de forma que os direitos desses povos sejam respeitados", enfatizou Meira.


http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2011/setembro/un2011_09_13.html
PIB:Noroeste Amazônico

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pico da Neblina
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.