Funcionários terceirizados do Parque da Tijuca paralisam as atividades

O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 22/11/2015
Empregados da empresa Mega Eventos ainda não receberam o salário de novembro


Quase 40 funcionários da empresa Mega Serviços LTDA que trabalham no Parque Nacional da Tijuca estão paralisados desde o último dia 20 por atraso no pagamento do salário de novembro. Na sexta-feira, chegaram a fechar o lugar por cerca de seis horas, mas, em seguida, reabriram. Durante o fim de semana, os trabalhadores se revezaram na entrada do parque com cartazes que explicitavam sua situação. Eles prestam serviços como monitores de trilhas, recepcionistas, operadores de rádio e motoristas, além de atuarem nas áreas de comunicação, protocolo e manutenção predial.

- Já não tenho telefone, nem internet e posso ficar sem luz - conta o pedreiro Alexandre Medeiros Duarte, de 39 anos, que trabalha há quatro no parque. - Ganho R$ 1.811,00 e moro com mulher, três filhos e meu pai. Não dá para ficar sem o dinheiro.

A Mega Serviços afirma que não fez o pagamento porque não está recebendo o dinheiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), órgão ligado ao Governo Federal.

- Estamos há dois meses pagando os empregados sem receber do ICMbio. Pressionamos, e eles se comprometeram a pagar as faturas de agosto e de setembro, mas só pagaram a primeira. Em novembro, ficou insustentável. Temos R$ 590 mil para receber- disse o advogado da Mega Serviços, Maurílio Ramos de Sá.

Ele diz ainda que, em janeiro, os funcionários receberam aumento relativo ao dissídio, mas essa diferença não foi repassada pela ICMBio. E afirma:

- Eles vão receber o salário esta semana. É um compromisso da empresa - falou Maurílio, que considera injustificada a paralisação.

O presidente do ICMbio, Cláudio Moretti, afirma que "vez por outra, ocorre atraso no pagamento". Mas diz que a responsabilidade de pagar os funcionários é da empresa.

- Não nego, mas a companhia inclui esses riscos quando participa de uma licitação. Atrasos podem ocorrer - disse. - Espero que a empresa seja responsável e eles voltem ao trabalho.

Para suprir a falta de pessoal, 12 empregados da Global Service, que trabalham como monitores de trilha no Trem do Corcovado e no Horto, foram deslocados para o Parque da Tijuca. Neste domingo, eles foram vistos dando informações no Centro de Visitantes. Nenhum deles quis comentar a situação.

Nesta segunda, funcionários da Mega Serviços e representantes de diversos sindicatos vão se reunir em assembleia para decidir que rumo dar ao movimento.



http://oglobo.globo.com/rio/funcionarios-terceirizados-do-parque-da-tijuca-paralisam-as-atividades-18113484
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.