Fundação Florestal e parceiros retiram 200 sacos de lixo de rios e praias no Litoral Norte

FF - http://www.fflorestal.sp.gov.br - 30/09/2011
Ao longo de toda a semana passada, a Fundação Florestal, por meio das Unidades de Conservação situadas no Litoral Norte de São Paulo, participou de ações relacionadas ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado no último dia 17. Graças a essas atividades, realizadas em parceria com escolas, prefeituras e comunidades, foram tirados cerca de mais de 200 sacos de lixo das praias e margens de rios no Litoral Norte.

O evento acontece anualmente no terceiro final de semana de setembro e reune voluntários mais de 120 países, com o objetivo de diminuir a poluição e a quantidade de lixo tanto nas águas, quanto nas margens de rios e nas praias. No Brasil, o Clean Up Day é realizado desde 1993. A Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, apoia a ideia e disponibiliza seus funcionários para contribuirem com atividades educativas que envolvem as comunidades.

Gincana no Parque Estadual da Ilha Anchieta

No Parque Estadual da Ilha Anchieta, a limpeza contou com a participação de 36 voluntários, representantes do Centro Paula Souza - Extensão Etec Doutor Geraldo José Rodrigues Alckimim - Ubatuba e da Escola Estadual Semíramis Prado de Oliveira. As ações foram nas praias do Presídio, Sapateiro e Palmas.

Ao todo, foram coletados 20 sacos de 100 litros de lixo. A coleta teve como estímulo, uma gincana: o grupo que coletasse mais lixo e o que coletasse o lixo mais inusitado ganharia prêmios. Após as coletas houve uma discussão sobre o lixo e por fim distribuição de lanches. O lixo mais inusitado encontrado na Ilha Anchieta foi uma lâmpada fluorescente tubular inteira.

Lixos estranhos às margens do rio, em Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, a ação promovida pelo Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) foi concentrada nas margens do Rio Santo Antônio, que sofre com a grande quantidade de lixo que diariamente é jogado em suas margens. Foram encontrados lixos diversos e estranhos, como vaso sanitário, monitor de computador, cadeiras de plástico, carcaças de televisão, cama, roupas, sapatos e entulhos de construção civil, além de cerca de 60 sacos de 100 litros com lixo mais leve.

Depois da limpeza, foram plantadas 25 mudas de árvores nativas, ideais para replantio de mata ciliar, como o tapiá, que produz um fruto de cor amarela e doce que atrai a avifauna, além de mudas de quaresmeira e ipê amarelo. A ocasião foi aproveitada também para plantar quatro mudas de Jequitibás na trilha mais conhecida e frequentada do Parque que leva o mesmo nome da árvore. As mudas de Jequitibá terão como missão substituir a árvore que batizou a trilha e que já cumpriu seu ciclo.
As atividades contaram com a parceria das escolas municipais Bernardo Ferreira Louzada e Aida Castro A. Grazioli, moradores locais, curso de Guia Florestal, G.A.C e Comunidade Católica Divina Providência, Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente Municipal e empresa de limpeza O.O Lima, que doou sacos plásticos e luvas.

Atividades descentralizadas em São Sebastião

Em São Sebastião, o PESM realizou ações em parceria com o Colégio Objetivo e com a empresa Ecopav, em praias do Centro e Boiçucanga, neste final de semana, dias 24 e 25. No primeiro dia, o grupo passou pelas praias do Porto Grande, Arrastão e Praia Deserta. No dia 25, foi a vez da Praia de Boiçucanga. Além da limpeza, foi realizada uma palestra sobre os malefícios que o lixo traz para o ecossistema marinho, voltada para todas as classes do colégio. O evento reuniu cerca de 100 pessoas nos dois dias, entre alunos, professores e funcionários do PESM - Núcleo São Sebastião. Foram foram coletados 62 sacos de lixo, totalizando 395 quilos de resíduos.

Atenção ao microlixo no PESM - Núcleo Picinguaba - Ubatuba

Numa parceria com pescadores da Vila Picinguaba, maricultores do cultivo de vieiras e a Área de Proteção Marinha do Litoral Norte (APA Marinha LN), foi a limpeza desta bela praia da região norte. O grupo, de 11 pessoas, recolheu cerca de 60 kg de lixo e deram atenção aos chamados "microlixos", que podem parecer inofencivos, mas quando são varridos pelas águas das chuvas e levados ao mar, acabam confundidos com comida, ocasionando a morte de centenas de animais marinhos.

A turma coletou 43 pedaços de cordas de nylon, três pilhas, 34 tampinhas de garrafa, 39 canudinhos, cinco aneis de latinhas, duas lâmpadas e 182 bitucas de cigarro! Para o início da temporada, o mesmo grupo pretende fazer nova limpeza e confeccionar lixeiras e cinzeiros para a Praia Vila de Picinguaba.




http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=265
Mata Atlântica:Conservação e Manejo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (PES)
  • UC Ilha Anchieta
  • UC Marinha do Litoral Norte
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.