Fundação Florestal oferece programação especial de férias

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 10/12/2015
Trilhas subaquáticas e sensoriais, oficinas de pintura, contação de histórias e teatro de fantoches são algumas das atividades que acontecerão nas Unidades de Conservação

Durante os meses de dezembro e janeiro,a Fundação Florestal vai oferecer uma programação especial de férias, por meio algumas Unidades de Conservação (UC), distribuídas pelo Estado. A iniciativa tem por objetivo promover mais opções de lazer para os visitantes durante a temporada. Entre as atividades programadas, há opções como trilhas subaquáticas, oficinas de pintura, contação de histórias, trilha e teatro de fantoches, entre outras.

Confira abaixo algumas sugestões:

Parque Estadual Campos do Jordão

De 19 de dezembro até 9 de fevereiro, das 9h às 16h, o PE Campos do Jordão tem uma agenda cheia de atividades para as crianças que visitarem a UC. A programação, que conta com parceria da Biblioteca da Pousada dos Esquilos e dos moradores do entorno, inclui oficina de recicláveis com confecção de brinquedos, contação de histórias e além de observação da fitofisionomia local, aspectos geográficos e elementos de conservação, com as trilhas interpretativas. Para participar das trilhas interpretativas é necessário ter, no mínimo, 6 anos, usar calçado fechado próprio para trilha e roupas confortáveis. As inscrições são presenciais, com a equipe de monitoria do parque, a partir das 9h.

SERVIÇO

Parque Estadual Campos do Jordão
Acesso pela Av. Pedro Paulo, s/no Campos do Jordão/SP
Dias e horários de funcionamento: Durante o mês de dezembro, a UC abrirá de quinta a terça-feira, das 9h às 16h. Em janeiro, abrirá diariamente, no mesmo horário.
Ingresso: R$ 12,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento
Telefone: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804
E-mail: pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Ilha Anchieta

Entre 18 de janeiro e 2 de fevereiro, das 11h às 17h, o Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, em parceria com Instituto de Biociências da USP, oferece uma opção muito refrescante de trilha: a subaquática.

As trilhas subaquáticas ocorrem desde 2001 na unidade de conservação (UC) e contam com atividades de interpretação ambiental em três tipos: Trilha de Mergulho Livre, Trilha dos Ecossistemas e Trilha do Aquário Natural. Antes de entrar na água, os participantes recebem orientações para evitar impactos ambientais durante a prática. No caso da Trilha de Mergulho, os monitores ministram treinamento sobre técnicas e como usar o equipamento.

As atividades, que acontecem de terça-feira a domingo, são abertas e gratuitas para todos os públicos. Para o mergulho livre, a idade mínima é de 12 anos e 8 anos para demais atividades. Menores de idade deverão estar acompanhados pelos responsáveis.

As inscrições serão feitas no local, durante o horário de realização do projeto.

SERVIÇO

Parque Estadual Ilha Anchieta
Acesso pelo Píer Saco da Ribeira (Avenida Plínio de França, no 85 - Saco da Ribeira - Ubatuba - SP)
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 12,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento
Telefone: (12) 3842-1231
E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Curucutu

Quem gosta de um contato muito mais próximo da natureza, terá uma ótima opção durante as próximas férias. O Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), situado em Parelheiros, vai oferecer uma programação diferenciada que traz uma Trilha Noturna e Aula de Sobrevivência na Selva. As duas atividades são gratuitas, mas possuem vagas limitadas que devem ser preenchidas por agendamento.

A Trilha Noturna ocorrerá nos dias 23 de janeiro e 27 de fevereiro, com início às 19h e limite de 40 pessoas por dia. A atividade consiste em percorrer as trilhas do Mirante e da Bica, para que o visitante contemple paisagens como a lua cheia, além da vida noturna na mata fechada.

Já a aula de sobrevivência na selva será realizada a partir das 9h nos dias 16 de janeiro e 20 de fevereiro, com limite de 30 pessoas por dia. Essa atividade tem como objetivo, conscientizar o ecoturista dos limites existentes quando se entra em uma floresta tão grande quanto a Mata Atlântica, além de ensinar ao visitante o que fazer em situações de emergência.

As duas ações contam com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Guarda Civil Metropolitana Ambiental de Parelheiros, que vão garantir toda a segurança dos participantes. Os visitantes devem levar lanche, água e roupas confortáveis para a realização das atividades.

SERVIÇO

Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Curucutu
Acesso pela a Estrada da Bela Vista, 7090 - Parelheiros - SP
Dias e horários de funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (13) 3426-9223/ (13) 3422-5657
E-mail: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br
Acesse: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/curucutu/

Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia

No período de férias, entre os meses de dezembro e janeiro, o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, contará com uma programação especial para quem busca adrenalina e interação com a natureza. Atividades como trilha sensorial, rafting e plantio de mudas e sementes são algumas das atividades promovidas neste núcleo.

Trilhas

As trilhas sensoriais ocorrem durante todo o mês de janeiro de 2016, das 9h às 16h ,e são gratuitas. Nelas, o visitante poderá passar pela experiência de usar, além da visão, os outros sentidos - apurando o tato, o olfato e a audição para explorar o ambiente.

As caminhadas serão feitas pelas trilhas Pirapitinga, Olho d'Água e Poço do Pito, cada uma com características singulares. Todos podem participar, sem restrição de idade, pois a unidade oferece um planejamento especial respeitando as características de cada visitante.

Plantio de juçara
Já o plantio de mudas e sementes de palmeira-juçara Euterpe edulis) ocorre nos dias 13 de dezembro e 24 de janeiro de 2016, das 9h as 12h, e são gratuitas. Nesta ação, o visitante além de entender a importância dessa espécie para a Mata Atlântica, poderá contribuir para a preservação dela. A atividade também será realizada nas trilhas Pirapitinga, Olho d'agua e Poço do pito e é aberta para todas as idades. Para participar, o visitante deve informar se possui alguma indicação médica, além de muita disposição para andar.

Rafting

Nesta atividade, jovens e adultos podem apreciar a natureza com muita aventura e diversão pelas corredeiras do rio Paraibuna. O rafting ocorre nos dias 6 e 12 de dezembro e também nos dias 3, 17 e 31 do mês de janeiro, das 9h às 16h. Essa atividade necessita de agendamento especial pelas operadoras de rafting cadastradas. Menores de idade, a partir dos 12 anos podem participar, desde que estejam acompanhados pelos pais ou representante legal. Menores de 12 anos não podem fazer essa atividade.

SERVIÇO

Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia
Acesso pela Rodovia Dr. Oswaldo cruz, km 78 - Alto da Serra - São Luiz do Paraitinga - SP
Dias e horários de funcionamento: Diariamente, das 8h às17h.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (12) 3671-9159 ou (12) 3671-9266
E-mail: pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br
Acesse: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/santa-virginia/

Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Cunha

Durante os meses de janeiro e fevereiro, das 8h às 16h, o Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) promove o evento "Férias no Parque", uma atividade voltada para as crianças desfrutarem da natureza e conhecerem um pouco mais do meio ambiente, por meio de atividades lúdicas, além de perceber no parque, mais uma opção de lazer.

A ação, que já está na segunda edição, é totalmente gratuita e pessoas de todas as idades podem participar. Na programação, estão incluídas atividades como oficinas de pintura, exibição de vídeos educativos, trilha sensorial e exposição da calçada da fama da fauna.

Além disso, o Núcleo oferece as trilhas monitoradas do Rio Branco, Rio Paraibuna, Cachoeiras, Trilha Sensorial e a Trilha Arapongas (de bike) com saída às 10h, aos sábados, domingo e feriados. Para realizá-las, é necessário agendamento prévio.

Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Cunha

Acesso pela Rodovia Paulo Virgínio, km 56,2.Cunha - SP
Endereço: Estrada Paraibuna km 20, em Cunha
Dias e horários de funcionamento: Diariamente, das 7h30 às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818
E-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br
Acesse: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/cunha/

Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Padre Dória

O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), em Salesópolis, vai oferecer uma programação especial e totalmente gratuita. Nela, o visitante terá três opções de lazer e integração com a natureza, além de poder conhecer e saber mais a respeito da importância da Unidade de Conservação (UC) para o meio ambiente.

Nos dias 9 de janeiro e 4 de fevereiro, o visitante poderá participar do evento "Observação de Aves - Trilha do Guardião". Essa atividade de nível médio, com saída às 6h30, tem duração de 3 horas, em que serão feitas orientações sobre a UC, contemplação de paisagens e observação da grande diversidade de aves encontradas no núcleo.

Já no dia de 15 de janeiro, haverá o "Conhecendo o Rio Claro", que acontece também na trilha do guardião, com saída às 8h, de dificuldade média e que tem 4,08 km de extensão. Nela, o visitante contemplará o rio Claro até a sua cachoeira. Esse rio é um dos afluentes mais importantes do conhecido rio Tietê, além de formar lindas corredeiras e paisagens.

E nos dias 22 e 23 de janeiro, com saída às 7h, ocorre o "Circuito Estrada do Rio Pardo". O percurso tem 4,63 km de extensão, dificuldade média/alta e duração de cerca de 4 horas. No caminho, o visitante vai passar pela parada da capela de São Lourenço para contemplação e fotos, pela pedra do Maracajá, além do mirante da Cruz e a trilha do rio Pardo, atrativos que oferecem belas paisagens e grande biodiversidade.

A saída de todas as atividades sempre será da sede administrativa do Núcleo. O número de vagas para cada evento é de 25 pessoas e todas as idades podem participar. O visitante deve realizar pré-agendamento e levar lanche, água, além de roupas e calçados confortáveis.



SERVIÇO
Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Padre Dória
Acesso pela Rua Alferes José Luiz de Carvalho, 550, Centro, Salesópolis - SP
Dias e horários de funcionamento: Diariamente, das 8hàs 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (11) 4696 0981
E-mail: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br
Acesse: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/padre-doria/



Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba

Durante o período das férias, o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar traz uma programação especial para quem gosta de observação de aves. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a unidade de conservação (UC) oferece trilhas com enfoque nessa atividade, além da histórica trilha do Mirante da Tropa e uma exposição de fotografias feitas por alunos do curso Cinema e Vídeo, Fotografia, Meio Ambiente e Literatura da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

As trilhas de observação vão ocorrer nos meses de dezembro e fevereiro e podem ser feitas de terça a domingo das 8h às 17h, com agendamento prévio de dois dias com grupo máximo de 10 pessoas. A taxa de conservação é de R$ 12,00 (com estudantes pagando meia mediante apresentação de carteirinha). Os visitantes devem utilizar roupas escuras, sapato fechado e repelente. Além disso, podem levar binóculo e máquina fotográfica para a observação e registro de imagens de cunho pessoal.

A Trilha do Mirante da Tropa oferece bela paisagem do litoral paulista no ponto de chegada que permite contemplação e registro de belas imagens. Ela também estará aberta de terça a domingo das 8h às 17h e, para realizá-la, o visitante precisa agendar com dois dias de antecedência.

Já a exposição de fotografias da FUNDACC é gratuita e ocorrerá entres os dias 11 de dezembro e 14 de fevereiro. São belas fotos da fauna, flora e atrativos do parque, tiradas pelos alunos durante oficinas do curso realizadas na UC.



SERVIÇO

Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba
Acesso pela Rua do Horto Florestal, 1200 - Rio do Ouro - Caraguatatuba - SP
Dias e horários de funcionamento: Diariamente das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 12,00. São isentos: menores de 12 anos acompanhados de responsável; maiores de 60 anos; moradores do entorno cadastrados; pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e grupos de escolas públicas
Telefone: (12) 3882-5999
E-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br
Acesse: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/caraguatatuba/

http://fflorestal.sp.gov.br/2015/12/10/fundacao-florestal-oferece-programacao-especial-de-ferias/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (PES)
  • UC Ilha Anchieta
  • UC Campos do Jordão (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.