Gado é retirado da Serra da Bodoquena

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/01/2012
Foram retiradas do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, 830 cabeças de gado. A unidade de conservação (UC) é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e fica localizada na região que abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho e Jardim, no Mato Grosso do Sul.

Cerca de 250 bovinos foram retirados pelo proprietário dos animais ainda em novembro de 2011, em atendimento a notificação da equipe do parque. Outras 580 cabeças, parte de um espólio sob a guarda da justiça, eram deixadas em área de onde acessavam o parque, descumprindo embargo e notificação também lavrados pela equipe da unidade de conservação.

Em dezembro de 2011, alertada da inação do inventariante do espólio e diante do risco da perda dos animais pelos herdeiros, a juíza Adriana Lampert determinou prazo de 15 dias para que os herdeiros se desfizessem do gado na área remanescente da fazenda Boqueirão, informando que, se nada fosse feito, seria expedido o alvará de transporte para o ICMBio realizar a apreensão, doação e transporte do gado ainda em 2011.

Diante da possibilidade de perda de 580 animais os herdeiros se mobilizaram e retiraram os animais da área invadida do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em um dos melhores desfechos de retirada de gado de dentro de unidade de conservação e sem gerar custos para o ICMBio. Até chegar neste resultado, foram lavrados quatro autos de infração, que totalizaram R$ 1,62 milhões em multas e o embargo da área remanescente da fazenda Boqueirão, de onde o gado acessava áreas do parque.

Os brigadistas do parque trabalham na colocação de cercas nos limites da UC com a área remanescente da fazenda, utilizando estacas, mourões e arame que estavam no interior da área adquirida da fazenda Boqueirão no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Somente após o isolamento total das áreas é que será feito o desembargo. A área, antes ocupada pelo gado, tem previsão de uso público pelo Plano de Manejo que já está pronto e em vias de ser publicado. "A retirada do gado é importante para possibilitar a recuperação dessas áreas", frisa o analista ambiental do parque, José Guilherme Dias de Oliveira.

Histórico

Parte da fazenda Boqueirão foi adquirida em dezembro de 2002 pelo órgão gestor do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, na época, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo era compor a área da unidade de conservação. Mas, algumas pastagens ou invernadas, ficaram divididas, parte sendo parque e parte sendo fazenda, sem que houvesse a necessária divisão física com colocação de cercas.

Além disso, a gestão da área remanescente da fazenda costumeiramente abria cancelas em áreas totalmente inseridas no interior da área adquirida pelo parque, permitindo o acesso do gado a áreas de pastagem em regeneração no interior da unidade de conservação. Em 2010, foi realizada uma operação de fiscalização no local e lavrado auto por dificultar a regeneração natural da vegetação do parque e introdução de gado bovino. Toda a área remanescente, cerca de 243 hectares que restaram à fazenda Boqueirão, foi embargada para a atividade pecuária.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2496-gado-e-retirado-do-parque-nacional-da-serra-da-bodoquena
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bodoquena
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.