Gestão integrada no RJ conclui implantação de sinalização

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 23/02/2012
Desde 2010, a Gestão Integrada Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim/Estação Ecológica (Esec) da Guanabara tem executado importante ação de consolidação territorial ao conceber e implantar um sistema de sinalização terrestre, fluvial e marinho para os limites das duas unidades de conservação no estado do Rio de Janeiro.

Com a conclusão dos serviços, o sistema conta com 74 estruturas de sinalização, sendo dez bóias marinhas, dez balizas fluviais, 12 placas fluviais, 40 terrestres e duas especiais de sinalização da sede. A implantação do sistema contou com recursos de compensação ambiental, de termo de ajustamento de conduta e da parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Fundo Guanabara.

O chefe da Estação Ecológica da Guanabara, Mauricio Barbosa Muniz, explica as dificuldades e a importância da sinalização: "O processo todo foi demorado. Primeiro, porque tivemos que compor recursos de várias fontes, depois pela necessidade de identificar as melhores metodologias de sinalização em ambientes peculiares, como a nossa zona marinha, os rios e o manguezal. Hoje, com o esforço de todos os funcionários e servidores temos o sistema implantado. Como estamos em região de grande expansão urbano-industrial, a sinalização é um importante passo na consolidação territorial das unidades de conservação", destacou.

Breno Herrera, chefe da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, ressalta que "dentre os principais objetivos de uma APA está o ordenamento do uso do solo. Com nosso novo sistema de sinalização e demarcação fica muito mais claro para a população onde a APA de Guapimirim começa e termina, sinalizando as áreas com restrições para futuras construções".



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2574-gestao-integrada-no-rio-de-janeiro-conclui-implantacao-de-sinalizacao
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guapimirim
  • UC Guanabara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.