GESTÃO TERRITORIAL E ORDENAMENTO PESQUEIRO SÃO TEMAS DE DISCUSSÕES DO PROJETO "PEIXE VIVO" EM PIMENTEIRAS.

Rio Terra - www.rioterra.org.br - 01/05/2009
Aconteceu na segunda quinzena de setembro, na cidade de Pimenteiras do Oeste/RO, as oficinas sobre "Gestão Territorial e Ambiental" e "Ordenamento e Manejo de Recursos Naturais". Essas ações fazem parte da proposta de fortalecimento do capital social daquele município, implementadas através do projeto "Peixe Vivo", realizado em parceira com programa ARPA e a Colônia de Pescadores Z3, apoiados pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade - FUNBIO, SEDAM e Ministério da Pesca e Aqüicultura - MPA.

As atividades contaram com a participação de pescadores, filhos de pescadores, professores da rede pública, funcionários da prefeitura, comunitários do município e da Bolívia. Os trabalhos foram pautados na valorização do conhecimento tradicional e na participação dos alunos. Foram discutidos temas como a importância do Parque Estadual Corumbiara, bem como suas funções sociais, ambientais, culturais e econômicas; formas da comunidade interagir com a unidade de conservação e a importância de ordenar as atividades de pesca e manejo dos recursos naturais na região.

O projeto "Peixe Vivo" é alicerçado por três eixos principais: i) conservação; ii) estruturação produtiva e gerencial e iii) gestão de conhecimentos. Este modelo de planejamento visa contribuir para diminuição da pressão sobre os recursos naturais do Parque Estadual Corumbiara e seu entorno, através de melhorias representativas à Colônia de Pescadores, principais beneficiários, permitindo acesso a informações sobre formas de controle e participação social em espaços de tomada de decisões e condições produtivas à estruturação da cadeia produtiva da pesca.

Ainda estão previstas oficinas de "Gestão Administrativa e Financeira" (outubro) e "Elaboração e Gestão de Projetos" (novembro).
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Corumbiara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.