Gestores ambientais de Naviraí vão receber capacitação

MS Notícias - www.msnoticias.com.br - 17/09/2010
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) realizará, na próxima semana, um curso de capacitação em Naviraí.

O curso, que acontece entre os dias 20 a 24, envolve gestores ambientais da prefeitura de Naviraí e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e visa manter a continuidade das ações de gestão ambiental do município.

Por meio de um termo de cooperação, a gestão ambiental está a cargo do município, inclusive a emissão de licenças ambientais. Em contrapartida, Naviraí tem como parceiro o Governo, por meio do Imasul, que realiza o treinamento dos gestores para manterem e expandirem as ações de gestão ambiental.

Em Naviraí está localizado o Parque Estadual da Várzea do Rio Ivinhema (PEVRI). É a primeira unidade de conservação criada no MS e o primeiro parque a ter o plano de manejo publicado e a zona de amortecimento criada por decreto.

O PEVRI possui 73.345 localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Criada em dezembro de 1998, motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta/CESP, foi a primeira unidade de conservação em MS constituída no Estado.

O parque tem como objetivos conservar os fragmentos de florestas, os remanescentes de várzea e ecossistemas associados dos rios Ivinhema e Paraná e manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais, promovendo a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o PEVRI, principalmente aquelas ameaçadas de extinção.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=48270
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Ivinhema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.