Gisele Bündchen pede ajuda para combater incêndio que atinge unidade de conservação: 'SOS Chapada dos Veadeiros'

G1 - http://g1.globo.com/ - 24/10/2017
Considerado Patrimônio Natural da Humanidade, o parque já teve 54 mil dos seus 240 mil hectares consumidos pelo fogo. Prefeituras decretaram situação de emergência.



A top model Gisele Bündchen publicou nesta terça-feira (24) em suas redes sociais um post pedindo "SOS Chapada dos Veadeiros". Considerada Patrimônio Natural da Humanidade, a unidade de conservação já teve 54 mil dos seus 240 mil hectares consumidos pelas chamas, segundo cálculo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

"Vamos salvar o berço das águas. A mãe natureza, toda fauna e flora agradecem", escreveu Gisele na publicação.

O incêndio começou na última terça-feira (17) e causou a suspensão das visitas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Mais de 200 brigadistas e voluntários trabalham para combater as chamas na unidade.

A situação também chamou atenção da agência de notícias da agência espacial americana, a Nasa. Em uma reportagem, a Nasa ressaltou que o cerrado, "do qual o parque nacional da Chapada é uma pequena porção", é a savana com a maior riqueza biológica do planeta e representa uma "área ecologicamente importante não só para o Brasil como para o mundo, com 10 mil espécies de planta - 45% delas únicas à região".

Também na segunda-feira o presidente da República, Michel Temer (PMDB), disse nas redes sociais que o governo trabalha para conter o incêndio.

Em outra publicação, Temer escreveu: "Agradeço imensamente o engajamento da sociedade civil, que está apoiando as ações com um grande número de voluntários".

Combate às chamas

Desde o início do incêndio, quatro aviões tanque de lançamento de água e um helicóptero auxiliam o combate às chamas.

Mais de 200 pessoas estão envolvidas na força-tarefa organizada. Entre elas estão voluntários e integrantes do ICMbio, Grupo Ambientalista do Torto (GAT), Corpo de Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Prefeitura de Alto Paraíso.

As prefeituras de Alto Paraíso e Cavalcante, no noroeste goiano, decretaram na segunda-feira situação de emergência por conta do agravamento do incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Coordenador do núcleo de operações de combate a incêndios do Ibama, Devalcino Francisco de Araújo explicou que, além do combate, as equipes também fazem trabalho de orientação e fiscalização para evitar que pessoas coloquem fogo na mata.

"Todos os incêndios são criminosos, pessoas que foram queimar roça, lixo ou que colocaram propositalmente", afirma Araújo.

Visitação suspensa

A unidade de conservação, que é uma das mais importantes do Cerrado, é o habitat de várias espécies em extinção ou que só existem no local, como o lobo-guará e a onça pintada. Por questão de segurança, a visitação ao parque está suspensa por tempo indeterminado desde quarta-feira (18).

"Fechamos o parque para visitação até que o fogo esteja controlado e não haja mais risco para os visitantes porque com o fogo fora de controle teríamos de fazer uma
evacuação sem saber onde exatamente as pessoas estavam", explicou o coordenador de prevenção e combate a incêndios do ICMBio, Cristhian Berlinck.

Chapada dos Veadeiros

Neste ano, o presidente Michel Temer (PMDB) assinou um decreto que ampliou a área total do parque. Com isso, a extensão da unidade de conservação passou de 65 mil para 240 mil hectares.

Anteriormente, o parque abrangia as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Com a mudança, outros três municípios também foram incluídos: Teresina de Goiás, Nova Roma e São João D'Aliança.



https://g1.globo.com/goias/noticia/gisele-bundchen-pede-ajuda-para-combater-incendio-que-atinge-unidade-de-conservacao-sos-chapada-dos-veadeiros.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.