Governo amplia o Parque Nacional Grande Sertão Veredas

ISA - www.socioambiental.org - 25/05/2004
Finalmente, a reivindicação que vinha mobilizando o movimento ambientalista, foi atendida, com a ampliação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas de 84 mil para 231 mil hectares. A proposta estava parada na Casa Civil desde agosto do ano passado. O objetivo da medida é preservar a biodiversidade do Cerrado e proteger os mananciais que alimentam o Rio São Francisco e estão ameaçados pela expansão da fronteira agrícola, especialmente da soja e do café. A nova área do parque, que se estende do extremo noroeste de Minas ao extremo sudoeste da Bahia, permitirá que se crie um corredor ecológico até a Serra Geral, no sul da Bahia.

Organizações não-governamentais e representantes de diversos movimentos da sociedade civil organizada tinham enviado no último 18/5, um manifesto à Presidência da República, no qual expressavam sua preocupação com a lentidão dos processos, enquanto desmatamentos, abertura de estradas e outras atividades impactavam os ecossistemas do parque. A proposta de ampliação, que resultara de um estudo específico autorizado pelo Ministério do Meio Ambiente, esbarrou na oposição do governador da Bahia, Paulo Souto.

Já em outubro de 2003, mais de 100 instituições haviam mandado carta à Casa Civil, ressaltando a importância da iniciativa para o futuro do Cerrado brasileiro. Entre elas estavam a Fundação Pró-Natureza (Funatura), o Instituto Socioambiental (ISA), o WWF, a Rede de ONGs do Cerrado.

Localização do parque

Criado em 1989, no município de Formoso (MG), em homenagem a João Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão: Veredas, um clássico da literatura brasileira, o parque preserva parte do planalto denominado Chapadão Central, que divide as bacias dos rios Tocantins e São Francisco. Abriga ainda espécies de aves raras e ameaçadas de extinção como o pato mergulhão, a arara-vermelha e o papagaio-curau, além de outros animais como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o veado-campeiro.

A ampliação do Grande Sertão Veredas foi uma das várias medidas anunciadas pelo Ministério do Meio Ambiente, em 21/5, para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade em todo o país.

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=1753
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Grande Sertão Veredas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.