Governo apresenta linhas de crédito aos moradores da Reserva Chico Mendes

Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br - 14/09/2015
O sábado, 12, foi de reunião entre representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes. O encontro teve como principal objetivo apresentar a oferta de crédito disponível para os produtores familiares.

A comunidade Pedrinhas, que fica localizada no Seringal Bonfim, possui 32 famílias e tem como atividades econômicas principais a extração da borracha e a coleta de castanha. A última safra rendeu aos extrativistas 10 mil latas de castanha e 10 toneladas de borracha.

Por lá, segundo Raimundo Fernandes, representante da comunidade, a preocupação em coibir o uso do fogo e o desmate de novas áreas é constante. "Aqui a gente se reúne todos os meses para discutir essas questões. A derrubada é muito pequena e o fogo quase ninguém usa. Com o apoio do governo, a gente pretende zerar essas duas práticas", afirma.

O governo do Estado já tem uma ação forte na assistência técnica. Por meio de um Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), a comunidade recebeu vários investimentos, entre eles uma máquina beneficiadora de arroz. "Essa ajuda melhorou muito nossa vida. Tem gente que trabalhava havia quinze anos no pilão. O governo tem sido um grande parceiro", explica Fernandes.

Outra ação prevista pelo governo é o plantio de 64 hectares de seringa na comunidade. A Emater é a responsável pela assistência técnica e a extensão rural na região. Por isso mesmo conhece a realidade dos produtores rurais e sabe da importância de oferecer alternativas para impedir o uso do fogo e a derrubada de novas áreas.

O trabalho dos técnicos vai desde a apresentação das linhas de créditos até a elaboração dos projetos que vão ser enviados aos bancos. "Estamos realizando reuniões com os produtores nos fins de semana. Mesmo com a crise, os investimentos na agricultura familiar aumentaram e os recursos estão disponíveis para alavancar nossa produção sem a necessidade de usar o fogo e desmatar novas áreas", disse o diretor-presidente da empresa, Idésio Franke.



http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/governo-apresenta-linhas-de-credito-aos-moradores-da-reserva-chico-mendes
Populações Tradicionais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.