Governo atende reivindicações de extrativistas do Pará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 14/12/2012
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, se reuniu, ontem (quinta-feira, 13), com lideranças da Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre, no Pará. O encontro ocorreu no auditório do Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor), em Brasília, e teve como pauta a apresentação das ações governamentais de apoio à unidade de conservação.

Estiveram presentes o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do ICMBio, João Arnaldo Novaes Júnior, representantes do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Incra e dos ministérios do Meio Ambiente, de Minas e Energia, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário.

Roberto Vizentin destacou a luta dos extrativistas na região e a necessidade de discutir algo concreto com diretrizes e viabilidade técnica e econômica para a reserva extrativista. "O dia a dia de um extrativista envolve diversas questões para que possibilite a produção sustentável de uma família", ponderou Vizentin.

Reinvindicações das lideranças da Resex - infraestrutura, acesso ao território, fomento e produção sustentável e inclusão social - foram temas abordados durante o encontro. As ações do governo sobre medidas urgentes e estruturantes como, por exemplo, a extensão do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, o Luz para Todos, para os moradores da Reserva Extrativista Verde para Sempre foram amplamente debatida com os presentes.

Os comunitários ressaltaram que a luz é uma política pública e há questões técnicas a serem resolvidas de acordo com os trâmites governamentais. A elaboração de um Plano Estratégico para a unidade de conservação e a necessidade de fiscalização e monitoramento para os problemas que poderão aparecer decorrentes do acesso ao serviço de energia também foram mencionados.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3569-extrativistas-da-resex-verde-para-sempre-reunidos-em-brasilia.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.