Governo avalia incluir Antimary na rota do turismo sócio-ambiental comunitário

Agência de Notícias do Acre - 17/04/2008
O Governo do Acre avalia incluir na rota turística Caminhos de Chico Mendes a Floresta Estadual do Antimary, a primeira floresta pública com certificação do FSC no Brasil. Até então, fazia parte dos Caminhos de Chico Mendes o Seringal Cachoeira, onde já se pratica o turismo sócio-ambiental comunitário.

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setul) está apoiando a divulgação dessa proposta no stand do Acre na 3ª Feira Brasil Certificado, que acontece no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo. Pela rota Chico Mendes, o visitante poderá conhecer a rotina do seringueiro, caminhar pelas trilhas, aprender sobre o manejo da floresta ou acompanhar a cadeia de exploração de produtos madeireiros e não madeireiros, como a castanha da mata até o processo de industrialização.

O Antimary, segundo a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) funciona como laboratório de estudos técnicos de manejo nas áreas de mercado para produtos florestais madeireiros e não-madeireiros, além de pesquisar os aspectos sócio-econômicos relacionados aos seringueiros que vivem na reserva e a concessão para exploração privada das áreas de floresta, constituindo-se em uma experiência pioneira no gênero.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Antimary
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.