Governo conclui audiências públicas sobre concessão na Floresta do Paru

Ideflor - http://www.ideflor.pa.gov.br/ - 12/11/2011
O Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) realizou a última audiência pública para debater o pré-edital de licitação destinado à concessão florestal na Floresta Estadual (Flota) do Paru, no oeste paraense, na tarde de sexta-feira (11), no Centro Integrado de Governo, em Belém. Também houve audiências nos municípios de Almeirim e Monte Alegre, que abrangem os lotes oferecidos no pré-edital.

Segundo Thiago Valente, diretor de Gestão de Florestas Públicas do Ideflor, as audiências públicas são eventos em que todos podem opinar sobre o processo de concessão florestal. "As pessoas podem tirar dúvidas e conhecer todo o projeto. Há vários interesses envolvidos, por isso é importante que todos os interessados se manifestem", explicou.

O secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado, Sidney Rosa, afirmou que as concessões florestais são prioridade para o governo do Pará. "É uma maneira de manter a floresta em pé e oportunizar ao setor florestal com um suprimento de longo prazo. É um processo novo e que, por isso, requer cuidados", disse o secretário.

Benefícios - Para Idacir Peracchi, presidente da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex), as concessões trarão benefícios para todos os envolvidos. "O setor produtivo espera há décadas por uma oportunidade como a da concessão florestal, que nada mais é do que o Estado liberar algumas áreas para explorar por manejo florestal, sendo que as áreas continuam públicas. Além disso, a concessão visa benefícios para a região onde estão as áreas licitadas", ressaltou o empresário.

O pré-edital de licitação para concessão na Flota Paru ainda está disponível no site www.ideflor.pa.gov.br. As contribuições coletadas durante as audiências serão usadas na finalização do edital, que deverá ser publicado no próximo dia 25 de novembro.



http://www.ideflor.pa.gov.br/?q=node/758
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Paru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.