Governo de Mato Grosso investe em infra-estrutura para desenvolver turismo no Estado

Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/ - 24/04/2015
O Governo de Estado está investindo na Infra-estrutura do turismo de Mato Grosso. A Assessoria divulgou nesta quinta-feira (23) duas ações de governo que envolve o desenvolvimento do setor, uma em Chapada dos Guimarães e outra em Nobres.


Como primeiro passo para regulamentar o uso dos recursos naturais de forma sustentável na zona de amortecimento do Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, que abrange grutas e cavernas de formações calcárias, lagoas de águas azuis cristalinas, com presença de estalactites, estalagmites, que são um patrimônio de grande importância cultural e cênica, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, entregam nesta sexta-feira (24), às 9h, na Escola Estadual Zeferino Dornellis, no distrito de Bom Jardim, município de Nobres (142 km a médio norte da capital), licenças ambientais a empreendimentos turísticos da região.

O coordenador de Serviços da Superintendência de infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços da Sema, Pedro Barreto, explica que o processo de licenciamento se iniciou entre 2005 e 2006, mas, em razão de questões fundiárias, já que a maioria dos empreendimentos está em área de assentamento rural da União, levou mais tempo que o normal para ser finalizado. Tiveram papel decisivo nessa conquista o Ministério Público do Estado e a Prefeitura Municipal de Nobres. "Como não há nenhum impedimento ambiental, nós resolvemos unir esforços para resolver a questão que beneficia inúmeras famílias e promover o desenvolvimento sustentável da região".

Já em Chapada do Guimarães, O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinam no dia 18 de maio, durante a abertura da Temporada de Turismo, um Termo de Cooperação que prevê a implantação de estrutura física voltada à visitação no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Entre as ações da parceria estão a construção de uma portaria e de um centro de visitantes na cachoeira Véu de Noivas, entrada do Parque, de estrutura física para os visitantes no Portão do Inferno e a revitalização de trilhas. O documento também prevê orientação técnica aos guias sobre normas da legislação ambiental e a avaliação dos resultados e dos reflexos das atividades desenvolvidas no local.

Os recursos para a execução das obras da portaria, do centro de visitantes e da revitalização das trilhas já estão garantidos por meio de um convênio firmado com o Ministério do Turismo no valor de R$ 2,4 milhões.

Atualmente o Parque Nacional encontra-se aberto à visitação, mas algumas normas, por questão se segurança, como o acompanhamento feito por guias, têm que ser observadas devido à falta de estrutura nos atrativos. Além das melhorias na estrutura física, a parceria também visa melhorar a qualidade do serviço prestado por esses guias.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o turismo de natureza tem aumentado entre 15% e 25% ao ano. "Essa parceria será extremamente importante na preparação do Parque para atender essa demanda crescente", destacou o titular da Sedec, Seneri Paludo.

Temporada de turismo

Com o tema "Mato Grosso, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade do Turismo", a abertura da temporada de turismo 2015, que acontece nos dias 18 e 19 de maio no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, visa divulgar os produtos e o potencial turístico, cultural e ambiental do Estado, contribuindo para a democratização, ordenamento e regulamentação da atividade turística.

Na programação constam seminários, palestras, oficinas e workshops direcionados aos agentes de fomento do turismo.
O evento é uma realização do trade turístico de Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedec, e a Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur).



http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=Governo_de_Mato_Grosso_investe_em_infra-estrutura_para_desenvolver_turismo_no_Estado&edt=0&id=7491
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Gruta da Lagoa Azul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.