Governo de RO pede reforço nacional para conter conflito em floresta

G1 - http://g1.globo.com/ - 15/11/2013
Desde quarta-feira (13) a situação na Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro, localizada próximo à Rio Pardo, distrito de Porto Velho distante cerca de 350 quilômetros, vem se agravando. O confronto entre os órgãos de segurança e os invasores da Flona fez com que o governador de Rondônia, Confúcio Moura, solicitasse em Brasília na tarde de quinta-feira (14) o reforço da Força Nacional para conter o conflito na área invadida.

De acordo com a assessoria do governo, ainda não houve uma resposta do Ministério da Defesa, sobre a solicitação de reforço urgente da Força Nacional para a região, mas que como o pedido foi feito na quinta e reforçado pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, a previsão é que a Força Nacional seja enviada ao local ainda nesta sexta-feira.

O procurador do município de Buritis Flávio Farina diz que a situação foi inesperada e que há tempos não acontecia um confronto como este. A procuradoria está reforçando a situação dos hospitais para que tenham condições de atender situações de emergência. Farina ressaltou que a medida foi tomada porque a informação inicial é que houve muitos disparos com tiros de borracha e por isso haveria de 20 a 30 pessoas feridas.

O tenente-coronel do 7o Batalhão da Polícia Militar (PM) de Ariquemes, Ênedy de Araújo, diz que o reforço do batalhão foi acionado para manter a ordem pública no local e que por parte da PM não há nenhuma ordem de desocupação para a remoção dos invasores no momento.

A Polícia Civil reforçou que o trabalho designado para as forças de segurança é restabelecer a ordem. O delegado Leonardo Matos acrestou que o número de policiais que trabalham na operação não pode ser divulgado.

Polícia Militar e Civil, o Grupo de Operações Especiais (GOE), Companhia de Operações Especiais (COE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e o Corpo de Bombeiros estão todos reunidos na 4ª Companhia da PM em Buritis para decidir quais serão as próximas ações dentro da Flona.

Conflito

O conflito começou na tarde de quarta-feira (13), quando integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Força Nacional chegaram ao local para a reintegração de posse das terras da Flona do Bom Futuro. O soldado da Força Nacional Luís Pedro de Souza Gomes, de 33 anos, foi morto durante o confronto com os invasores.

A coordenação geral do ICMBio informou que durante a manhã de quinta-feira (14) foi feito um voo de reconhecimento da área invadida e representantes do órgão, das polícias Federal e Ambiental, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) visualizaram o grupo encurralado em uma estrada sem saída. Os invasores da Flona utilizaram coquetel molotov contra a Força Nacional, momento em que deu início ao conflito e na troca de tiros o soldado foi morto.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/11/governo-de-ro-pede-reforco-nacional-para-conter-confronto-em-floresta.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.