Governo discute abertura de parque nacional

180 Graus - 180graus.brasilportais.com.br - 26/08/2008
Uma missão italiana, formada por representantes das províncias de Emiglia Romana, Toscana, Mache e Umbria, visitou o Parque Nacional Serra das Confusões e depois foi recebida pelo governador Wellington Dias, na noite dessa segunda-feira (25). Estavam presentes os secretários Sílvio Leite, Roberto John e Sérgio Vilela.

Segundo Sérgio Vilela, os governos do Brasil e do Piauí mantêm acordo com o Governo Italiano e no caso do Piauí, o acordo é mais especificamente com as pronvíncias de Emiglia Romana, Toscana, Mache e Umbria. Na pauta do encontro, a discussão de adaptações de metodologias de desenvolvimento local realizadas na Itália para a realidade de uma região do Piauí, que é a Serra das Confusões.

A missão italiana e os técnicos do Governo Federal voltam a se reunir nesta terça-feira, 26, para discussão e apresentação de projetos específicos a serem desenvolvidos na região. Sérgio Vilela comenta que os projetos incluem as cadeias produtivas da apicultura, cajucultura, biodiesel, ovinocaprinocultura e turismo.

Na reunião, o secretário Roberto John apresentou relatos da visita ao Parque Nacional Serra das Confusões e declarou que o Instituto Chico Mendes já repassou recursos para a Caixa Econômica Federal para implantação do plano de manejo do projeto a ser desenvolvido.

O governador Wellington Dias apresentou aos italianos os investimentos feitos na região e destacou a necessidade de dar melhor estrutura à Serra das Confusões, já que o Parque Nacional Serra da Capivara junto com a Serra das Confusões forma o patrimônio arqueológico do Piauí, que é considerado um dos mais estruturados da América Latina.

O governador falou ainda que os projetos a serem trabalhados precisam atender a demanda e as potencialidades da região e disse ainda que o Governo do Estado vem trabalhando a infra-estrutura da região, com a construção de estradas, do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, implantação dos serviços de saneamento básico, apoio técnico aos agricultores e ressaltou ainda a implantação de universidades com os cursos de Arqueologia, Turismo, História Natural, Administração voltada para o empreendedorismo e ainda cursos técnicos para capacitação da mão-de-obra.

Como se trata de uma região isolada, mas de uma grande riqueza arqueológica e também de possíveis fontes de minérios, o governador declarou a importância da parceria entre o Piauí e a Itália e disse que a meta é trazer qualidade de vida para a população e aproveitar a experiência italiana na área de parques para tornar o Parque Nacional Serra das Confusões auto-sustentável
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.