GOVERNO DO AMAZONAS ENTRA NA DISCUSSÃO SOBRE MOSAICOS NO VI CBUC

SDS/AM - www.sds.am.gov.br - 22/09/2009
O VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que acontece em Curitiba até quinta-feira, dia 24, também está sendo palco para a realização do III Seminário sobre Mosaico de Áreas Protegidas. O Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc) do Amazonas, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), que representa o Governo do Amazonas no evento, foi um dos órgãos responsáveis em elevar a discussão a nível nacional.

A finalidade do seminário é consolidar as diretrizes para implementação da gestão de mosaicos de áreas protegidas no país e difundir metodologias e boas práticas desta modalidade de gestão. "O foco é desenvolver uma metodologia para trabalhar planejamento estratégico para a Gestão de Mosaicos. A área piloto é o "Mosaico Meridional", com a junção de várias Unidades de Conservação (UC) localizadas na tríplice fronteira entre o Sul do Estado (Mosaico do Apuí) com UCs estaduais do Norte do Mato Grosso e algumas UCs federais, como por exemplo, o Parque de Juruena e Campos Amazônicos", explica Domingos Macedo, coordenador do Ceuc.

Macedo explica também que o apoio técnico e financeiro da GTZ, WWF-Brasil, Programa Arpa e Gestores estaduais e federais, além dos representantes de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia, são essenciais para acelerar as discussões com êxito. "Esperamos elaborar esse planejamento em um curto espaço de tempo e propor replicação do modelo em toda a Amazônia", afirma.

Para a WWF-Brasil, a expectativa do terceiro seminário, além de elevar o debate ao nível nacional é receber contribuições das diferentes experiências em curso no Brasil o que deverá render uma publicação sobre todo o conhecimento acumulado nesta jornada.

O III Seminário sobre Mosaico de Áreas Protegidas vai até o dia 23, como parte da programação do VI CBUC.

A realização da primeira edição do seminário foi fruto de uma parceria entre Ceuc, WWF-Brasil e GTZ - Cooperação Técnica Alemã, no âmbito do Programa Arpa, e aconteceu em outubro de 2007, em Manaus, capital do Amazonas. A segunda edição aconteceu em novembro de 2008, também em Manaus, visando a contemplar áreas no âmbito do Programa Arpa, envolvendo os mesmos parceiros da primeira edição.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Juruena
  • UC Campos Amazônicos
  • UC Apuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.