Governo do Pará dará apoio às comunidades da Resex Verde Para Sempre

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br - 01/02/2013
O Governo do Pará dará suporte às atividades produtivas dentro da Reserva Extrativista (Resex) Verde Para Sempre, na região do Xingu. A área, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é a maior reserva federal do país, ocupando quase 1,3 milhão de hectares dentro do estado, habitados por cerca de 2,2 mil famílias. Há 10 dias, o secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, esteve na reserva, no município de Porto de Moz, acompanhado de mais dois secretários de estado e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), onde se reuniu com representantes do poder público municipal e de oito ministérios do Governo Federal.

De acordo com Sidney Rosa, os moradores da reserva têm demandas antigas junto ao Governo Federal que não eram atendidas. Agora, com a instalação de uma linha de transmissão de energia elétrica que sairá de Tucuruí em direção aos municípios de Almeirim, Macapá e Manaus, passando pela reserva, a Verde Para Sempre ganhará evidência e terá condições de negociar melhor essas demandas.

"Em função do 'linhão' que atravessará a reserva, os moradores terão condições de negociar melhor com o Governo Federal. Nós estivemos lá não apenas ouvindo todas as demandas, mas participando, com os diversos ministérios e a própria Prefeitura de Porto de Moz, no atendimento do que for possível por parte do Governo do Estado na área de produção. Para isso levamos o secretário de agricultura, Hildegardo Nunes; o secretario de pesca, Henrique Sawaki, e dois representantes da Emater", explicou o gestor, que tem 11 órgãos públicos vinculados à sua pasta, entre secretarias de estado e empresas públicas como a Emater.

Sidney Rosa participou da assembleia a convite do presidente do ICMBio, Roberto Vincentin, que é ligado ao Ministério do Meio Ambiente. O encontro selou um pacto entre Governo do Estado e Governo Federal nessa área. O Estado, juntamente com técnicos e representantes da comunidade, deve encaminhar um documento em 20 dias à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com as demandas.

"A geração de energia elétrica por sistemas isolados nas comunidades que serão atendidas, a construção de casas através do Programa Nacional de Habitação Rural e, junto conosco, o apoio nas atividades produtivas, como criação de peixe, extração madeireira pelo manejo florestal, produção da farinha, açaí, enfim, para que essas 2,2 mil famílias possam ter efetivamente atenção do Governo Federal, mas, devagarzinho, possam caminhar para a independência financeira de cada família, de cada comunidade, fazendo com que verdadeiramente aquela reserva extrativista tenha um sentido econômico e social", disse Sidney Rosa.

O secretário avaliou a parceria como uma repercussão positiva do programa Municípios Verdes, do Governo do Pará, afirmando que a parceria na Resex Verde Para Sempre deverá se estender a outras reservas dentro do estado. "Ali nós fizemos um pacto para que em outras reservas extrativistas federais no Pará possamos fazer também uma parceria como esta, com a participação ativa do Governo do Estado com o Governo Federal e as prefeituras locais", ressaltou.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=116751
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.