Governo e lideranças debaterão ações na Resex Verde para Sempre

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br - 17/01/2013
Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) se reunirão na próxima segunda-feira (21) em Porto de Moz, município da região do Xingu, com lideranças comunitárias, conselheiros e representantes de diversas instituições federais, estaduais e municipais, para discutir a apresentação e o estabelecimento de compromissos com as comunidades que formam a Reserva Extrativista Verde para Sempre.

Para estabelecer as novas ações dentro da "Verde Para Sempre", formada por cerca de 1 milhão e 288 mil hectares, ocupando quase 70% do território de Porto de Moz, estão sendo aguardadas pelo menos 200 lideranças na Casa da Cultura, das 8 às 18h. As ações contemplarão mais de 2.500 famílias, que sobrevivem da pesca artesanal, criação de búfalo, coleta de açaí e extração de madeira.

Segundo Jackson Silva, técnico agrícola da Emater em Porto de Moz, a empresa já atua dentro da Resex, oferecendo aos extrativistas orientação sobre o manejo dos açaizais nativos. A atividade, apesar de ser realizada em pequena escala, é praticada por um grande número de agricultores. Outra ação da Emater dentro da Resex é a contratação de projetos do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf), da linha A, específico para beneficiados pela reforma agrária. Só em 2012 a Emater contratou 115 projetos, no valor de até R$ 21 mil para cada família.

De acordo com o diretor técnico da Emater, Humberto Reale, entre os serviços que podem ser oferecidos para os extrativistas, além da assistência técnica, está a elaboração do Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

Porto de Moz, município que faz parte da área de influência da Hidrelétrica de Belo Monte, tem prioridade na elaboração do CAR para agricultores familiares. "No município, com exceção da área da reserva, 1,6 mil cadastros serão elaborados. No caso da Resex, se faz necessário saber como será realizado o cadastramento, uma vez que a área é comunitária", destacou Humberto Reale.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=115783
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.