Governo e parceiros colocam em prática plano de Manejo Integrado do Fogo

Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável - http://semades.to.gov.br/ - 02/06/2014
Com o intuito de apoiar moradores do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) na utilização correta do fogo e na tentativa de evitar incêndios descontrolados durante o período de estiagem, governo do Estado e parceiros, colocarão em prática o plano de Manejo Integrado do Fogo (MIF), cuja implantação foi discutida em Workshop Internacional, realizado em Palmas, no mês de dezembro de 2013.

O MIF faz parte do projeto "Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado", conhecido como Cerrado Jalapão, que é fruto de um acordo entre o Brasil e a Alemanha, por meio de seus parceiros institucionais. O plano, que busca aliar conhecimento tradicional, ciências e tecnologia, será realizado de forma experimental no parque e espera-se que o resultado seja positivo para que, posteriormente, ele possa ser levado para outras unidades de conservação.

A gerente do PEJ, Rejane Nunes, explicou que o especialista em Manejo Integrado do Fogo Robin Beatty veio, em abril, conhecer de perto o local onde as ações devem ser colocadas em prática, para avaliar as condições do trabalho. "O plano é adaptativo e deve compreender o interesse da unidade de preservação e da comunidade que ali mora. Para isso, a forma como os moradores da região utilizam o fogo será observado de perto pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins)", disse.

Para realização do manejo, o Parque Estadual do Jalapão será dividido em quatro zonas. Nas duas zonas onde há população, o trabalho busca apoiar estas comunidades que já fazem o uso do fogo para limpeza de pastagens e rebrota do capim dourado. "O objetivo é apoiar a comunidade que já faz o uso do fogo para que, com o apoio do projeto, passe a ter também o objetivo de proteção ambiental", explicou Rejane.

Nas duas zonas que não são habitadas, o trabalho terá objetivo ecológico. "Será realizada queimada em forma de mosaico, a fim de evitar os grandes incêndios, que costumam ocorrer no mês de agosto, por exemplo. Através da queima controlada de algumas áreas, podemos evitar que grande parte do parque seja destruída por incêndios descontrolados", completou Rejane.

O projeto que será posto em prática entre os dias 9 e 12 de junho contará com apoio das comunidades residentes no PEJ e representantes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), PEJ, Naturatins e Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).



http://semades.to.gov.br/noticia/governo-e-parceiros-colocam-em-pratica-plano-de-manejo-integrado-do-fogo/1543
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.