Governo elabora plano de manejo do Chandless

A Gazeta - 06/08/2007
O Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) começou a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Chandless, a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pelo governo do Estado através do decreto no 10.760 de setembro de 2004. A intenção é ter um conhecimento geral sobre a biodiversidade existente na área de cerca de 695 mil hectares, bem como suas riquezas naturais, além das famílias que ali vivem, para que seja feita uma boa gestão do lugar.

De acordo com o chefe do Chandless, biólogo com mestrado em Ecologia, Jesus Rodrigues, a elaboração do Plano de Manejo é mais um passo importante na concretização do projeto do Parque, para que num futuro bem próximo, os turistas possam desfrutar das belezas naturais do local. Ele lembrou que com o Plano de Manejo será possível conhecer todas as riquezas existentes no local como os animais, árvores, plantas, aves, de modo que seja possível a elaboração de um projeto mostrando onde devem ser feitos os investimentos necessários para acolher os visitantes, por exemplo. "Cada Unidade de Conservação tem sua finalidade específica. Quando elaboramos o plano de manejo, conseguimos entender em qual área vamos poder colocar um certo empreendimento para facilitar a rota dos turistas, onde precisamos fiscalizar com mais rigor, as áreas que estão sofrendo ameaça, as espécies que temos, enfim, conhecemos toda estrutura e o que temos no Parque. É um passo muito importante", comentou Rodrigues.

Para ele, o Plano de Manejo é fundamental para que seja planejado o futuro das 14 famílias que moram na área do Parque, já que a intenção do governo do Estado é fazer com que os moradores do local, sejam colaboradores na conservação da área, ajudando inclusive no turismo, sendo guias e guardas do Parque. "Esse Plano de Manejo vai nos mostrar onde devemos atuar primeiramente, definindo as nossas prioridades. Ele é a ferramenta que vai nos orientar para fazermos a gestão da área, para que possamos gerenciar com sucesso a área, atuando nos vários espaços. Certamente esse trabalho vai nos oferecer um conhecimento total do Parque", frisou Rodrigues.

A elaboração do Plano de Manejo do Chandless está sendo financiada pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e a ONG SOS Amazônia é a responsável pela execução do projeto. A prefeitura de Santa Rosa do Purus, também vem apoiando as iniciativas. O Imac, como gestor do Parque, está acompanhando todo trabalho, analisando documentos e supervisionando as ações, além de ajudar com orientações. O documento final do Plano de Manejo do Chandless estará pronto num prazo de 18 meses, revelando as características do ambiente, da população humana, dos recursos, das riquezas naturais que podem ser mais exploradas, até mesmo as espécies novas e raras que estejam em extinção. A expectativa é que até o final de 2010, o Parque do Chandless esteja pronto para receber os turistas de todo mundo, o que certamente será importante para o desenvolvimento do Estado do Acre.

Chandless oferece diversidade em riquezas naturais

A região do Parque Estadual Chandless está inserida na planície amazônica, nas bacias dos rios Purus e Iaco, com extensas áreas de inundação e com a formação de paranás, furos, lagos e igarapés. Estudos iniciais indicam que o Parque constitui-se em um dos centros de distribuição do bambú, os chamados "tabocais" do sudoeste da Amazônia, agregando uma diversidade de animais e plantas exclusiva daquela paisagem. A vegetação caracteriza-se pela ampla ocorrência de florestas de bambu e palmeiras, dominadas e dominantes.

Há ainda ocorrências menos freqüentes de manchas isoladas de palmeiras na parte nordeste e de bambu ao longo do Rio Chandelss e Igarapé Chandless-Chá. A fauna é riquíssima com registros de grandes mamíferos, entre os quais a onça pintada, onça vermelha, anta, queixada, cateto, macaco preto, guariba, barrigudo e outros. Entre as aves, destaca-se a ocorrência do mutum, araras, papagaios, nambús e uma grande diversidade de pássaros menores. Todos esses elementos juntos tornam o Parque um lugar agradabilíssimo que deve ser mantido para as atuais e futuras gerações.

Parque ajudará no desenvolvimento de municípios acreanos

Para Jesus Rodrigues, o Parque Estadual Chandless irá colaborar diretamente para o desenvolvimento dos municípios de Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, já que pelos atrativos e riquezas da área, a expectativa é que seja um espaço bastante visitado por turistas, já que mesmo antes da conclusão, o projeto da Unidade já desperta interesse de pessoas em todo mundo.

Ele lembrou que além de ser um Parque localizado numa área de fronteira, o Chandless se destaca pela sua diversidade de riquezas naturais, onde certamente podem ser encontradas espécies raras e em extinção, ou até mesmo não conhecidas no mundo. "Temos muitas paisagens lindas ao longo do Parque. São muitas as opções para o turismo e para pesquisas. Por isso, acreditamos que esse projeto irá colaborar com esses três municípios, já que muitos turistas passarão por essas cidades até chegar ao Chandless. Essa Unidade será importante para o turismo do Acre", ressaltou Rodrigues.

Segundo ele, um fator positivo será a permanência das famílias que habitam no local, já que muitos turistas gostam mesmo de conhecer como vivem essas pessoas. Jesus Rodrigues, lembrou que para o turista o mais importante é se sentir como se fosse um homem do campo, realizando as mesmas atividades que eles realizam, comendo da mesma forma e dormindo do mesmo jeito, por exemplo. "Muitos turistas fazem questão de dormir na rede onde dormem os moradores desses locais.

A permanência dessas famílias, desde que possamos conscientizá-los sobre a importância do Parque, será um atrativo a mais para o turismo na região", concluiu Jesus Rodrigues. Além do turismo, os municípios onde existem áreas de conservação ambiental, a Lei prevê o pagamento do ICMS Ecológico, que já é um recurso a mais para a administração municipal.

O Chandless

O Parque Estadual Chandless foi criado em 2004 pelo governo do Estado, com 695 mil 303 hectares de floresta preservada. É considerada uma das áreas mais ricas em espécies, principalmente de bambus, as conhecidas "Tabocas", do Brasil. Localização - Localizado na área central do Estado do Acre, entre os rios Purus e Iaco, limita-se com a Terra Indígena Alto Purus (ao norte), com a Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema e Floresta Nacional do Macauã (a leste), Terra Indígena Mamoadate (ao sul) e a Zona Reservada Alto Purus (à oeste), fazendo fronteira internacional com o território peruano.

Acesso - O acesso ao Parque Estadual do Chandless é feito via fluvial através do Rio Chandless, afluente direito do Rio Purus, que constitui-se o principal canal de drenagem da Unidade, o mesmo nasce no Peru e corta o Parque no sentido sudoeste-noroeste, recebendo vários igarapés menores, dentres eles, o Chandless-Chá e o Cuchichá. A duração da viagem é de aproximadamente 6 horas. A expectativa é que também seja possível o acesso via aéreo, com duração de 1 hora, já que no próprio Parque, existe uma pista, que foi construída em uma fazenda que está abandonada.

(Por Rutemberg Crispim, A Gazeta, 03/08/2007)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chandless
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.