Governo inicia obras da sede administrativa do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 29/07/2013
Com o objetivo de preservar o patrimônio fossilífero e histórico presente na região norte do Estado, o Governo do Tocantins criou o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas - MNAF. Sob a gestão do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins e apoio do GEF- Cerrado Sustentável do Tocantins, a Unidade de Conservação de uso integral ganhou a construção da sede administrativa. O lançamento da pedra fundamental para início da obra aconteceu na tarde de sexta-feira, 26, no Distrito de Bielândia, município de Filadélfia.

Com prazo de entrega previsto para 162 dias, a obra terá o custo de R$ 901.469,93 e será feita pela empresa Técnica Viária Engenharia e Construções. Nesta primeira etapa a construção será do escritório local, alojamento e garagem, e posteriormente a construção do Centro de Atendimento ao Visitante.

O evento contou com a participação do secretário Estadual de Meio Ambiente, Alan Barbiero, das doceiras da Barraria, produtores rurais e representantes dos municípios do entorno. Os convidados foram recepcionados pelo gerente da Unidade, Vicente Faustino e a coordenadora de Educação Ambiental do Naturatins, Paula Montenegro.

Para o gestor do órgão, Alexandre Tadeu Rodrigues, este é um grande passo para a consolidação dessa importante Unidade de Conservação, que tem por objetivo proteger e conservar as diversidades biológicas e paleontológicas existentes no local.

Monaf

O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas tem este nome em função da existência de sítios paleontológicos e arqueológicos onde são encontrados os fósseis de árvores como pteridófitas, esfenófitas, coníferas e cicadácias. Ele é também conhecido como Parque das Árvores Petrificadas, cujos fósseis são chamados de Pedras de Pau pela comunidade local.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2013/7/29/governo-inicia-obras-da-sede-administrativa-do-monumento-natural-das-rvores-fossilizadas/
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.