Governo legaliza terras de Maués

Jornal do Commercio-Manaus-AM - 12/04/2005
Moradores de comunidades da Floresta Estadual de Maués (unidade de conservação criada pelo governo do Amazonas em 2003) começarão a receber, no próximo dia 18, documentos de registro e legalização de suas terras.

A ação, coordenada pela Agência de Florestas, SDS (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Iteam (Instituto de Terras do Amazonas) também envolverá programas de sensibilização ambiental e treinamentos para elaboração de planos de manejo madeireiro em pequena escala.

Criada para servir como modelo de uso sustentável e ordenado dos recursos naturais do Estado, a Floresta de Maués abriga 1.800 pessoas (cerca de 420 famílias) que já receberam o plano de gestão da área, elaborado no ano passado pela Agência de Florestas para identificar os potenciais e atividades que devem receber suporte e incentivo do governo estadual.

Neste contexto, a produção madeireira comunitária vem despontando como alternativa para geração de trabalho e renda para as famílias que habitam a floresta. "A intenção é desenvolver legalmente a atividade madeireira local por meio do incentivo ao associativismo e de treinamentos específicos para gerar produtividade e melhoria da qualidade de vida para as comunidades", disse Wilzer Gonçalves, chefe da equipe técnica do Grupo de Gestão de Florestas Estaduais.
(-Jornal do Commercio-Manaus-AM-12/04/05)
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maués
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.