Governo manisfesta apoio para sanar conflito agrário do estado

Rondônia ao Vivo - http://www.rondoniaovivo.com - 01/12/2011
Uma comitiva de representantes da Associação dos Produtores Rurais do Oeste de Machadinho (Apromar), juntamente com o deputado federal Carlos Magno (PP) foram recebidos na terça-feira (29), no escritório da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia, em Brasília, pelo governador Confúcio Moura. O grupo foi pedir apoio do governador para mediar o conflito agrário junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) que se arrasta há anos.

O deputado Carlos Magno explicou ao governador que na ação judicial que garanta direitos às famílias de ribeirinhos e extrativistas retirados da área em que foi criado o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, há dificuldade de andamento do processo. "Nós viemos reivindicar para que o governador manifeste sua vontade política de participar da intermediação junto aos órgãos ambientais federais".

O governador se comprometeu em fazer um estudo detalhado junto à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (sedam) para ver o que o estado pode oferecer. Posterior a isso, marcará uma audiência com a ministra do Meio Ambiente e fará os encaminhamentos na tentativa de tentar sanar pacificamente essa questão.

Confúcio Moura pediu prudência aos representantes da Apromar para que não aconteçam casos parecidos como o conflito de Corumbiara. "Meu governo esta voltado para o diálogo e a procura de soluções pacificas, por isso usaremos todos os meios possíveis para iniciar uma conversa com o Governo Federal no intuito de sanarmos essa questão".

Em 2007, dezenas de famílias de ribeirinhos, extrativistas e produtores rurais foram retirados da área do Parque Nacional dos Campos Amazônicos pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Força Nacional, Policia Federal.
O Parque Nacional dos Campos Amazônicos ocupa uma área de 873. 573 hectares e compreende municípios nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Em Rondônia o parque ocupa parte do município de Machadinho do Oeste.




http://www.rondoniaovivo.com/noticias/governo-manisfesta-apoio-para-sanar-conflito-agrario-do-estado/82351
Questão Agrária/Fundiária

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Campos Amazônicos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.