Governo reúne classe produtiva para discutir aumento de reservas ambientais

BV News - www.bvnews.com.br - 21/11/2010
O governador José de Anchieta recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), no Palácio Senador Hélio Campos, a classe produtiva de Roraima para discutir o posicionamento do governo e da bancada federal sobre as consultas públicas agendadas para esse sábado (20) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) para abordar ampliação das reservas ambientais no estado.

A reunião foi solicitada pelos produtores que estão preocupados com a pretensão do Governo Federal de aumentar as áreas ambientais do Parque Nacional do Viruá, da Estação Ecológica de Maracá e da Reserva Florestal do Parima, nos municípios de Alto Alegre, Amajari, e Caracaraí.

José de Anchieta enfatizou que nestes três anos de governo buscou entendimento com o presidente Lula para que os produtores tivessem condições de produzir e fazer o estado se desenvolver, evitando novas demarcações no estado.

"Entregamos essa semana um documento ao Ministério do Meio Ambiente e ao Instituto Chico Mendes, deixando claro nossa posição de indignação pela forma como essas audiências estão acontecendo, à revelia das leis federal e estadual. Não vamos admitir essa postura", disse o governador.

Além dos produtores, participaram da reunião o senador Romero Jucá, os deputados federais Édio Lopes, Márcio Junqueira e Chico Rodrigues; o deputado federal eleito Paulo César Quartieiro; o deputado estadual Marcelo Cabral; o prefeito do Amajari, Rodrigo Cabral; secretários de Estado e vereadores dos municípios em que estão localizadas as reservas.

O senador Romero Jucá ressaltou que nenhuma discussão será feita neste momento de transição de governos. "Tomamos conhecimento dessa audiência e não vamos permitir que nenhuma decisão de aumento de reserva seja tomada sem a anuência do governo estadual e sem ouvir a classe produtiva", esclareceu ao reafirmar que as consultas públicas estão suspensas.

De acordo com decreto assinado pelo presidente Lula que regulamenta a transferência de terras da União para Roraima, nenhuma demarcação ou aumento de reserva pode acontecer sem antes o governo estadual ser ouvido. Segundo Jucá, essa condição é em benefício de Roraima "já que em outros estados não existe essa condicionante para aumento de reservas", esclareceu.

Para o pecuarista e produtor de grãos, Emílio Paludo, a indefinição da questão fundiária de Roraima ainda é o grande gargalo para o desenvolvimento da agricultura no estado. "Este é um problema grave, precisamos saber e definir o tamanho da terra de que Roraima dispõe, pois os investidores não querem vir para cá. Estamos juntos para desenvolver um projeto que funcione e gere empregos", disse.

O chefe do Executivo estadual reafirmou que não irá deixar que novas demarcações aconteçam em Roraima e que estará ao lado da classe produtiva para fazer o estado se desenvolver. "Sempre estarei disposto a ouvir todos, pois meu objetivo é dar condições para que o estado cresça", finalizou Anchieta.



http://www.bvnews.com.br/politica1913.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maracá
  • UC Parima
  • UC Viruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.