Governo vai incentivar turismo nas unidades de conservação

FSP, Turismo, p. F2 - 25/10/2007
Governo vai incentivar turismo nas unidades de conservação

Da redação

O desenvolvimento do potencial turístico dos parques nacionais brasileiros é o objetivo de uma portaria, assinada em setembro pelos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, que cria um grupo de trabalho para melhorar a infra-estrutura e incentivar o turismo ecológico nesses locais.
Serão trabalhados 25 parques nacionais em todo o país. Na primeira fase, serão escolhidos três unidades, que servirão como modelo de gestão. A escolha dos três parques ainda não foi definida. O turismo permitido dentro das unidades é de baixo impacto ambiental.

História
O Yellowstone National Park, nos EUA, criado em 1872, é considerado o primeiro parque nacional do mundo. No Brasil, o primeiro a ser criado, em 1937, foi o de Itatiaia. Hoje, o país conta com 62 parques nacionais.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989. A preocupação com a preservação da área, porém, vem de 1919, quando o vice-presidente do Estado de Mato Grosso, coronel Pedro Celestino Corrêa da Costa, tornou a área de utilidade pública.

FSP, 25/10/2007, Turismo, p. F2
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.