Greenpeace e seringueiros firmam parceria para criação de reservas extrativistas na Amazônia

Greenpeace-Brasil-São Paulo-SP - 08/12/2003
O Greenpeace assinou nesta segunda-feira (8), em Alter do Chão, próximo a Santarém, um termo de cooperação com o Conselho Nacional dos Seringueiros e com o Environmental Defense. O principal objetivo comum é desenvolver campanha nacional e internacional pela criação de reservas extrativistas na Amazônia brasileira, em especial a Resex Verde para Sempre (em Porto de Moz), a Resex Renascer (em Prainha) e o Mosaico de áreas protegidas da Terra do Meio, no estado do Pará.

O CNS, com ajuda do Greenpeace, irá abrir um escritório em Porto de Moz. Diversas lideranças comunitárias estavam presentes à assinatura do contrato. Idalino Nunes de Assis, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porto de Moz, e também integrante da coordenação estadual do CNS, agradeceu o apoio. "Há três anos trabalho com o Greenpeace e nunca tive dúvidas queiríamos fechar este acordo. O povo de Porto de Moz precisa de muita ajuda", afirmou. O presidente do STR de Prainha, Delfem Ferreira, também considerou o convênio uma vitória para os comunitários da região.

Os objetivos do acordo são apoiar a realização dos levantamentos necessários para criar estas Unidades de Conservação, conforme as normas exigidas pelo governo federal, e realizar ações coordenadas de apoio às demandas de cooperação técnica e financeira das populações agroextrativistas da Amazônia que lutam pela criação de Resex. As organizações também querem fortalecer o trabalho de difundir e gerar mecanismos de participação em relação a políticas, planos, programas e projetos relacionados à criação destas unidades de conservação de uso sustentável.

"A união do Greenpeace com o CNS e o ED representa um importante passo para a criação e posterior implementação da reserva extrativista e para a preservação da Amazônia por aqueles que vivem na floresta e com ela têm uma relação harmônica", disse Paulo Adário, coordenador da Campanha Amazônia do Greenpeace.

O CNS é uma organização que representa trabalhadores agroextrativistas organizados em associações, cooperativas e sindicatos. Criado em outubro de 1985, resultado do trabalho de Chico Mendes, o CNS é composto de seringueiros, coletores de castanha, açaí, cupuaçu, quebradeiras de coco babaçu, balateiros (fazedores de balaio), piaçabeiros, integrantes de projetos agroflorestais e extratores de óleos e plantas medicinais. O CNS teve papel ativo na criação de pelo menos sete Resex brasileiras, entre elas a reserva Chico Mendes, com 1 milhão de hectares.

O Greenpeace promove o uso ecológico e socialmente responsável dos recursos florestais, bem como o estabelecimento de uma rede de áreas protegidas em regiões de florestas primárias em todo o mundo. O Greenpeace exige que as empresas parem imediatamente de comprar madeira ilegal e criminosa de Porto de Moz e Prainha, até que as reservas sejam acordadas e criadas. A madeira proveniente da região é explorada de forma ilegal ou em planos de manejo aprovados com base em documentos de terra precários.

A atividade madeireira na região é realizada em terras griladas, sem o mínimo respeito à legislação florestal brasileira e aos direitos das comunidades locais, que dependem da floresta para sua sobrevivência
(-Greenpeace-São Paulo-SP-08/12/03)

UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  • UC Terra do Meio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.