Grupo vai a Brasilia

JB, Cidade, p.A13 - 28/02/2005
Grupo vai a Brasília
Ambientalistas reivindicam ocupação permanente da Reserva Biológica do Tinguá

Ana Paula Verly

Dois representantes do Grupo de Defesa da Natureza (GDN) estarão hoje no Ministério da Justiça e no Congresso Nacional, em Brasília, para reivindicar a ocupação permanente dos órgãos públicos na Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu. Apesar da intervenção de uma força-tarefa, prevista para esta semana, o grupo quer garantias contínuas que assegurem a vida dos ambientalistas e o fim dos crimes no Tinguá. Na noite de terça-feira, o ambientalista DionísioJúlio Ribeiro foi morto a 200 metros da reserva.
- Não queremos que a força-tarefa seja mera pirotecnia midiática. É preciso uma estrutura permanente de fiscalização e preservação ambiental - declara o ambientalista Sérgio Ricardo, do GDN.
O grupo defende hoje no Congresso a intervenção do Incra e do Instituto de Terra do Estado do Rio de Janeiro para tratar das invasões fundiárias.
- Enquanto não houver levantamento e regularização fundiária em todo o entorno, as invasões dos especuladores imobiliários continuarão sendo a principal causa de devastação da reserva - diz Sérgio Ricardo.
O reaparelhamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e a instalação de uma unidade do Batalhão Florestal e do Grupamento de Socorro Florestal também são prioridades. Com 27 mil hectares, a reserva conta apenas com quatro fiscais do Ibama. Três deles respondem a processos administrativos.

JB, 28/02/2005, p.A13
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.