Guapimirim vai entrar na rota do turismo ecológico

O Dia - http://odia.ig.com.br/ - 14/04/2013
Colado à Serra dos Órgãos, com mais de 70% do seu território situado em área verde, Guapimirim atrai turistas e veranistas pela beleza de suas cachoeiras, seu clima de montanha e sua tranquilidade. Mas, agora, o município - que tem apenas 22 anos de existência - caminha para o seu maior desafio: entrar na rota do turismo internacional e ecológico.

O primeiro passo foi dado pela Secretaria Estadual de Turismo, que escolheu Guapimirim como um dos cinco participantes do estado na sétima edição da feira internacional Goal To Brasil, promovida pela Embratur. O evento (em português, gol para o Brasil) acontece na primeira semana de maio, na Cidade do México, e tem como objetivo levar informações sobre os destinos turísticos que os estrangeiros poderão desfrutar durante a Copa do Mundo de 2014, em que o Rio de Janeiro será uma das cidades-sede.

Durante a visita a Guapimirim na quarta-feira passada, Marcos Pereira, coordenador de convênios da Secretaria Estadual de Turismo, prometeu incluir a cidade no Programa de Desenvolvimento de Turismo no Estado (Prodetur-RJ). Com isso, o município, que tem área geográfica na Baixada, passa a integrar a Serra Verde Imperial, ao lado de Teresópolis, de Petrópolis e de Nova Friburgo.

O programa prevê investimento de R$ 383 milhões, dos quais 6,74% - o equivalente a R$ 25 milhões - serão destinados à área ambiental. "Guapimirim foi contemplado porque oferece grande atrativo natural. O município tem projetos exequíveis, que receberão a consultoria da Secretaria Estadual de Turismo", disse Marcos Pereira.

Um dos projetos a serem executados em parceria entre estado e prefeitura é a criação do Parque Municipal. Numa área de 70 mil metros quadrados, o espaço poderá contemplar quadra poliesportiva, pista de atletismo e um lago para pesca. A área tem 70 mil metros quadrados e pertence à prefeitura.

Opções em meio à mata

A visita ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos e à Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim são alguns dos passeios que passarão a fazer parte do roteiro turístico oficial de Guapimirim.

A parceria com o Parque, que tem uma entradas em Guapimirim, já começou. A Secretaria Estadual de Turismo prometeu ajudar o Parque na recuperação de trilhas, além de melhorar a sinalização externa e o acesso ao parque.

Além das cachoeiras, o visitante pode conhecer relíquias históricas, como o Museu Von Martius e a Capela Nossa Senhora da Conceição, de 1713.

Já na APA, o passeio de barco pelo Rio Guapimirim, onde vivem 172 espécies de pássaros, 15 de répteis e 80 de peixes, é aberto a pesquisadores. O estado, em parceria com a APA, estuda fazer do local em ponto de visita ecológica.

Alternativa durante Copa e Olimpíada

Guapimirim está entre as 11 cidades do estado do Rio de Janeiro que fazem parte da rota turística alternativa na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016. De acordo com o protocolo do Ministério do Turismo, 184 destinos turísticos foram indicados para descongestionar os grandes centros e dar opções variadas aos turistas.

De acordo com o secretário de Turismo de Guapimirim, Marlon Vivas, uma das iniciativas será a qualificação profissional de pessoas ligadas ao turismo. A legalização de pousadas e o treinamento de pessoal é outro objetivo.

Atualmente, só cinco pousadas são registradas. "Vamos oferecer incentivos à formalização para que mais empregos sejam gerados", explica o secretário.

A segurança é outra preocupação. "Temos a proposta de criar um acesso por trilha saindo de Guapi até o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, atraindo mais turistas, mas vamos patrulhar e sinalizar o trecho", diz.

O comerciante Rogério Vidaurres, dono de restaurante que tem como atrativo a comida mineira que pode ser saboreada com vista para a Serra dos Órgãos, torce para que a integração dê certo. "Precisamos de mais sinalização e orientação ao turista", diz.

'A natureza é o maior patrimônio de Guapi'

Morador de Niterói, o representante comercial Fabio Fagundes, 44 anos, percorreu mais de 70 quilômetros de casa até chegar a Guapimirim, onde pôde dar um mergulho no Rio Soberbo e desfrutar de uma ducha de água natural. "Não tem preço que pague isso".

Ele é um dos visitantes que apreciam a cidade por sua beleza natural e patrimônio ecológico ainda preservado. "Frequento Guapimirim desde a minha infância. A natureza é o maior patrimônio da cidade", diz.



http://odia.ig.com.br/portal/rio/o-dia-baixada/guapimirim-vai-entrar-na-rota-do-turismo-ecol%C3%B3gico-1.571442
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Guapimirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.