Guarda-Parques recebem treinamento ambiental com técnicos do IEF/RJ

Portal Fator Brasil - www.revistafator.com.br - 18/08/2008
A primeira turma do Serviço de Guarda-Parques do Estado do Rio de Janeiro inicia no dia 19 de agosto (terça-feira), às 10h, na sede do 1o Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), no Rio, o módulo ambiental do Programa de Formação desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros e Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ). Com a participação de 35 guarda-parques do Parque Estadual da Ilha Grande e do GSFMA, o curso terá 180 horas/aula e inclui aulas teóricas e atividades de campo na Ilha Grande.

O presidente do IEF/RJ, André Ilha, que participa da cerimônia de lançamento do curso e será um dos instrutores, destacou que a forma de implantação do Serviço de Guarda-Parques é pioneira no país e serviu de modelo para que o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criasse a Guarda Ambiental Nacional e o Corpo de Guarda-Parques do governo federal.

- Os guarda-parques serão profissionais inteiramente devotados à proteção das unidades onde estiverem, fiscalizando e reprimindo infrações ambientais quando for o caso, mas principalmente orientando, educando e se relacionando com visitantes e moradores do entorno - explicou o presidente do IEF/RJ.

Até o final de outubro, os participantes terão aulas de ecologia, unidades de conservação, educação ambiental, relações públicas, planejamento e organização, liderança, informática, legislação e técnicas policiais e uso público, com a participação do Departamento de Educação Ambiental do Jardim Botânico. O módulo concluirá o Programa de Formação, iniciado no primeiro semestre com aulas de procedimentos específicos de socorro florestal e meio ambiente, ministrados por instrutores do Corpo de Bombeiros.

O curso também será ministrado para os bombeiros concursados que vão completar o contingente do Serviço de Guarda-Parques, criado no final do ano passado pelo governador Sergio Cabral através do Decreto 41.089. Serão cerca de 200 guarda-parques, que vão atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, busca e salvamento, interpretação natural, histórica e cultural e fiscalização nas unidades de conservação de proteção integral do estado (parques e reservas).
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.