Homem é preso por utilização de anilhas falsas em aves silvestres

Ibama - www.ibama.gov.br - 19/10/2009
Ontem (18), a Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil, apoiada pelo Ibama e pela Companhia de Polícia do Meio Ambiente da Polícia Militar do Distrito Federal, prendeu um homem que mantinha em cativeiro 115 aves sem autorização do órgão ambiental. Os agentes ambientais federais do Ibama constataram a utilização de anilhas falsificadas em várias aves.

Segundo o coordenador de operações e fiscalização do Ibama, Roberto Cabral, "é importante que todos os criadores de pássaros atentem que o uso de anilhas falsificadas não será tolerado pelo Ibama". Ele informou também que ações de fiscalização serão intensificadas nesse sentido. O cidadão, que continua detido, foi preso com base no Artigo 296 do Código Penal por falsificação de sinal público, cuja pena varia de dois a seis anos de reclusão.

A multa, aplicada pelo Ibama, foi de R$ 56,5 mil por manter animais da fauna silvestre em cativeiro. O autuado não possuía registro de criador válido. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama - Cetas, que funciona na Floresta Nacional de Brasília.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.