Hoteleiros de Itatiaia propõem TAC com Ibama

O Globo, Rio, p. 17 - 07/03/2006
Hoteleiros de Itatiaia propõem TAC com Ibama

Os donos dos sete hotéis do Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense, ameaçados de desapropriação pelo Ibama, vão propor a criação de um termo de ajuste de conduta (TAC) com as regras do edital de licitação que escolherá os novos administradores dos estabelecimentos. Os hoteleiros e os donos dos 190 sítios existentes no parque passaram o fim de semana reunidos com um advogado especializado em causas fundiárias. Para o advogado, que não quis ter seu nome divulgado, os incêndios que se sucederam até 2004 dentro do parque e os que sempre ocorrem no entorno teriam levado a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a acabar com as propriedades particulares.
Os hoteleiros vão pedir também ao governo federal a realização de uma audiência pública para fazer a regularização do parque.
- Qualquer nova unidade de conservação só pode ser concretizada com audiência pública - disse o advogado.
Hoteleiros levariam a culpa de criadores de gado
Os donos dos hotéis ameaçados acusam o Ibama de não fiscalizar a parte alta da montanha, de vegetação rasteira, onde fazendeiros criam invernadas de até mil cabeças de gado novo e improdutivo para pastar e ganhar peso para corte. A manobra é para destinar as pastagens das fazenda apenas para as vacas leiteiras. Os incêndios são causados por fogueiras ou por queimadas que fogem ao controle dos fazendeiros no entorno do lado de Minas e de Engenheiro Passos. Os hoteleiros argumentam que são os maiores defensores do meio ambiente, principalmente porque são a fauna e a flora que atraem turistas para seus hotéis.
- Quando botam fogo lá em cima, somos nós que vamos lá apagá-lo - diz Maria Carlota, uma das proprietárias de terras no parque.

O Globo, Rio, 07/03/2006, p. 17
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.